PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Básica e Secundária de São João da Pesqueira
Exposição de motivos
O dia 25 de abril é uma data marcante na história de Portugal, pois celebra a Revolução dos Cravos de 1974, que pôs fim a um regime autoritário e ditatorial que perdurava há quase meio século.A Revolução dos Cravos trouxe consigo uma série de mudanças sociais e políticas, incluindo melhorias significativas na área da educação. Antes do 25 de abril, a educação em Portugal estava restrita a uma pequena parcela da população, e a escola era vista como um instrumento de reprodução das desigualdades sociais.
Com a revolução, houve uma democratização do acesso à educação, com a criação de políticas públicas que possibilitaram a ampliação do número de escolas e o aumento da oferta de vagas. Além disso, os conteúdos educacionais foram atualizados, oferecendo uma formação mais abrangente e crítica.
A educação deixou de ser vista apenas como um meio para a reprodução das classes sociais privilegiadas e passou a ser encarada como um direito de todos os cidadãos. O acesso à escola e a oportunidade de obter uma educação de qualidade tornaram-se mais democráticos, possibilitando a ascensão social de muitos jovens e adultos.
Todavia, apesar dessas melhorias, o sistema educacional português ainda enfrenta desafios, como a falta de investimento e a desigualdade de oportunidades. Muitos defendem a necessidade de uma constante reforma na educação, visando melhorar a qualidade do ensino, combater a evasão escolar e criar condições para que todos os estudantes tenham as mesmas oportunidades de sucesso acadêmico.
Em suma, o 25 de abril teve um impacto significativo na educação em Portugal, possibilitando a democratização do acesso à escola e a construção de um sistema educacional mais inclusivo. No entanto, é preciso continuar a lutar por melhorias na área, para garantir uma educação de qualidade para todos os cidadãos.
Medidas Propostas
- Implementação de literacia financeira nas escolas.
- Dar voz aos jovens em relação às políticas educativas e/ou maior participação juvenil/estudantil nas tomadas de decisão educativas.
- Preservação dos direitos ganhos em abril (liberdades religiosa e política).