PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Mortágua


Exposição de motivos
Medida número 1:
Com esta medida pretendemos dar resposta a uma das lacunas do nosso ensino a nível curricular. A maioria dos jovens não se sente devidamente preparado para a vida após o ensino secundário, estes são preparados para prosseguir o ensino, mas o mesmo acompanhamento não acontece no que toca à vida adulta. Para além da ansiedade causada pela transição para a maioridade, também se defrontam com os impostos, os bancos, as taxas, as eleições (...), não tendo o mínimo conhecimento nesses campos.
Dados do Banco Central Europeu apontam que em 2020 Portugal era o país da zona euro com menor literacia financeira e esta proposta de medida pretende mudar isso.
Esta medida consiste no ajuste dos programas curriculares através da criação da disciplina de “Literacia Político-Financeira". Esta disciplina seria de componente obrigatória e com uma carga horária de 90 minutos semanais. No entanto, não contaria para efeitos de avaliação, tal como a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Esta iria ser lecionada a partir do 10º ano e contaria com a exploração de várias temáticas tais como: o
funcionamento das eleições/ a importância do voto (...), uma componente de literacia financeira como o funcionamento dos impostos, a gestão do dinheiro (...). Para a existência desta disciplina, seria necessário a oferta de formação aos docentes.
Medida número 2:
A criação de uma plataforma digital, a nível nacional, de partilha de conteúdos (resumos, apontamentos, exercícios, vídeos) tem como principal objetivo a partilha e aquisição de conhecimentos de forma gratuita. Apesar de já existirem plataformas semelhantes, esta seria inovadora na medida em que seriam os alunos a divulgar a sua forma de aprendizagem com outros colegas, diversificando os métodos de trabalho e estudo, possibilitando o acesso a uma vasta gama de recursos para todos os alunos, independentemente da sua forma de adquirir conhecimento e ainda seria de acesso gratuito ao contrário da maioria das plataformas disponíveis no mercado. De forma a garantir a segurança na plataforma prevemos a criação de uma aba de denúncia para todos os conteúdos, a codificação da plataforma com censura evitando conteúdo impróprio e a criação de uma equipa que verificasse todo o conteúdo antes deste ser partilhado (os alunos submetem o conteúdo- o conteúdo passa por uma revisão- se estiver tudo conforme o estabelecido, o conteúdo é compartilhado). A educação não pode ser um negócio!
Medida número 3:
Com esta medida pretendemos criar assembleias bimestrais onde os alunos possam realmente ter uma voz e estar envolvidos diretamente na discussão sobre assuntos que afetam a sua vida escolar. Nestas assembleias iriam ser discutidos assuntos relacionados com as escolas. Seriam explorados temas como o Plano Anual de Atividades, do qual os alunos fariam parte da elaboração, tendo espaço para sugerir alguma atividade que gostassem de ver realizada ou de alguma alteração que gostariam de fazer ao mesmo.


Medidas Propostas
  1. Ajuste dos currículos às reais necessidades dos alunos: criação da disciplina de literacia político-financeira.
  2. Criação de uma app/site estudantil.
  3. Criação de Assembleias de alunos bimestrais.