PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal


Exposição de motivos
Hoje em dia, é cada vez mais notório a falta de conhecimento que a população, nomeadamente os jovens, têm acerca da importância do 25 de abril.
As nossas medidas foram criadas com a finalidade de elucidar este grupo etário para a relevância do debate dos valores de abril na educação.

Em primeiro lugar, poderiam organizar-se eventos culturais, onde os alunos fariam debates, palestras e seminários, com a presença de testemunhas do 25 de abril, visando assim, proporcionar aos jovens a oportunidade de ouvir o depoimento de cidadãos que viveram diretamente este período da história e que possam oferecer uma visão mais real e pessoal e, assim, gerar um impacto mais significativo na comunidade escolar. De forma a valorizar a arte e a liberdade de expressão, valores fundamentais que se observaram após esta data, elaborar-se-iam exposições, cujos trabalhos seriam executados pelos estudantes, com o intuito de transmitir a atmosfera da época e a importância do evento nas diferentes áreas da sociedade, salientando a educação.

Em segundo lugar, poderia implementar-se uma lei de integração curricular, onde seria obrigatório abordar este tema nas aulas de cidadania e desenvolvimento, bem como, integrar a aprendizagem dos valores de abril em diversas disciplinas, nomeadamente história, língua portuguesa e artes, procurando-se, deste modo, uma abordagem mais versátil relativamente à importância do 25 de abril.

Por último, as escolas poderiam estabelecer parcerias com instituições de memória, como arquivos históricos ou museus, de modo a providenciar aos discentes o acesso a documentos autênticos e a recursos relacionados com o 25 de abril, possibilitando uma compreensão mais tangível dos eventos históricos por parte dos mesmos. O transporte dos estudantes em visita a estes locais seria assegurado pelas câmaras municipais de cada região. Os alunos, após explorarem estes arquivos, poderiam criar documentários educacionais sobre esta época, onde apresentariam as suas conclusões.

Em suma, as medidas que nós apresentamos têm como objetivo assegurar aos jovens o conhecimento em relação ao tema que nos foi exposto este ano para abordagem: “Viver ABRIL na Educação: Caminhos para uma escola plural e participativa.”


Medidas Propostas
  1. Organização de Eventos Culturais com a presença de Testemunhas.
  2. Implementação de uma Lei de Integração Curricular.
  3. Estabelecimento de Parcerias com Instituições de Memória.