PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Ribeira de Pena


Exposição de motivos
O tema escolhido para este ano, “Viver abril na educação: caminhos para uma escola plural e participativa”, é um tema pertinente que aborda uma questão extremamente importante e marcante na história do nosso país. Como todos sabem, a revolução de abril mudou drasticamente aspetos fulcrais para o bom desenvolvimento da sociedade e contribuiu para a evolução da democracia, estabelecendo ao longo dos anos uma sociedade liberal. Mas será que todos usufruímos de forma igualitária dessa mesma liberdade?
É de conhecimento geral que no tempo do Estado Novo a população portuguesa vivia numa situação precária e de extrema pobreza em que as necessidades básicas não eram asseguradas. Passados 50 anos, apesar de este problema estar parcialmente colmatado, ainda existem alguns casos de pobreza no nosso país e, assim, surge a nossa primeira medida. Esta proposta consiste em reaproveitar os bens alimentares perecíveis para permitir às famílias carenciadas o acesso a uma necessidade fundamental do ser humano, que é a alimentação, ao mesmo tempo que combatemos o desperdício alimentar. Além disso, estamos, numa dimensão prática, a fomentar competências sociais e valores democráticos que devem ser pilares da educação, conforme a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
A nossa segunda proposta enquadra-se no parâmetro da integração, uma vez que consideramos fundamental a existência de uma relação mais profunda e mais próxima entre alunos, pelo que incentivamos a comunidade mais jovem a ser mais acolhedora. Dessa forma, propomos que, logo que chegue um novo aluno, seja feita de imediato uma integração desse elemento num grupo, cujo objetivo é auxiliar a sua chegada e inclusão, desde guias pela escola e ajuda no contexto disciplinar, até a níveis psicológicos.
A terceira proposta que achamos pertinente ser apresentada deve-se à escassez de representatividade de alunos nos órgãos pedagógicos da escola. A escola nem sempre tem conhecimento dos problemas existentes no meio escolar e consideramos que, com a presença de alunos nos órgãos de decisão, essas questões que são desconhecidas por parte do executivo, sejam transmitidas por meio de quem conviver diariamente com elas.


Medidas Propostas
  1. Reaproveitamento dos bens alimentares perecíveis para suprir as necessidades de famílias carenciadas.
  2. Ação de tutoria com os alunos oriundos de países estrangeiros para facilitar a sua integração.
  3. Maior representatividade dos alunos nos órgãos pedagógicos da escola.