PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso, Venda Nova, Montalegre
Exposição de motivos
Medida 1 - No sentido de evitar que muitos dos alunos com necessidades educativas especiais sintam algum tipo de desfasamento (falta de integração) relativamente aos demais pares e integrem um percurso mais adaptado aos seus interesses e expectativas, já com uma componente prática que os prepare para uma melhor adaptação a cursos de nível III para equivalência ao 12º ano e que os prepare, caso assim o decidam, para uma integração mais consistente no mercado de trabalho.Medida 2 - Sendo a língua considerada uma barreira muito importante e significativa, e atendendo-se ao facto de, cada vez mais, constatarmos que há imigrantes/refugiados oriundos de países nos quais a língua não é o Português e que se deparam com graves dificuldades para acompanharem a maioria das disciplinas do currículo nacional, propõe-se a substituição da maioria das áreas disciplinares do currículo, exceto Matemática, Educação Física e áreas mais tecnológicas como a Educação Visual e Tecnológica, por aulas de Português. Logo que seja aplicado um teste de proficiência a esses alunos e se comprove que os mesmos já se encontram num nível de proficiência que permita compreender o Português – entre o B2 e o C2 por ex.:, o currículo em vigor será reposto).
Medidas Propostas
- Criação de percursos profissionalizantes, com uma forte componente prática, logo a partir do 7º ano para integrar jovens com necessidades educativas especiais.
- Substituição, no âmbito do currículo nacional, de algumas áreas disciplinares, por aulas de Português (Português Língua Não Materna) para estudantes provenientes de países no qual o português não seja a língua nativa.
- ----