PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto


Exposição de motivos
A escola de hoje é cada vez mais inadequada a realidade da sociedade. O desajuste na educação ativa dos nossos jovens passa, quase na totalidade, por uma ação/influencia escolar. Dessa forma defendemos cada vez mais uma escola ativa e plural.
É importante diversificar as aprendizagens, torna-las ativas e tornar a escola de todos e para todos. É importante consciencializar, sensibilizar e responsabilizar a comunidade educativa para os novos e diversificados desafios. A comunidade educativa é para todos e é a partir desta comunidade que cresce e se forma alguns princípios da sociedade. Defendemos assim que a comunidade educativa esteja integrada e inclusiva para o beneficio de todos, sobretudo no bem estar e no futuro dos alunos.


Medidas Propostas
  1. O intercâmbio de professores e alunos - a escola deve diversificar e dinamizar as aprendizagens e a interação entre toda a comunidade escolar nacional e internacional uma vez que a globalização permite uma visão diferente sobre a nossa Aldeia Global.
  2. Tornar a cidadania uma disciplinar multidisciplinar e com conteúdos ligados ao dia a dia/futuro dos alunos - o grande objetivo é desenvolver a capacidade oral e intelectual dos alunos e tornar a cidadania uma disciplinar que permita aos alunos conhecer e aprender a realidade (segurança social, IRS, etc).
  3. Criação de meios audiovisuais que permitam a comunidade educativa o acesso a informação e divulgação de informações - é importante apelar à diminuição do uso de papel e apelar a comunicação. Somos uma sociedade dinâmica no que diz respeito às TIC mas somos ainda limitados no que diz respeito à passagem de informação audiovisual dessa forma, espaços como a rádio escola são importante para diversificar as aprendizagens, e combater a desinformação.