PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, Chaves


Exposição de motivos
Em 2024, o Parlamento dos Jovens enfrenta desafios significativos que demandam atenção e soluções ponderadas. Um problema evidente é a crescente apatia política entre os jovens. Este declínio no envolvimento cívico pode ser atribuído a diversos fatores, como a falta de conexão entre as questões políticas e os interesses dos jovens, além de barreiras no acesso à informação relevante.
A busca por soluções eficazes para a apatia, a polarização e a falta de representatividade emerge como um imperativo crucial para garantir que o Parlamento dos Jovens cumpra o seu papel vital na promoção da participação democrática e na formação cívica das gerações futuras.
“Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa”. Um desafio de uma escola plural e participativa passa pela gestão de conflitos relacionados a diferentes perspetivas e valores culturais, que exigem um equilíbrio cuidadoso para garantir o respeito e a inclusão. A construção de uma escola plural e participativa é uma aspiração que reflete não apenas a evolução do sistema educacional, mas também a busca por uma sociedade mais inclusiva.
Com as medidas que apresentamos, pretendemos mudar as gerações do hoje e as vindouras, de forma a tornar a nossa escola e a sociedade mais inclusivas e participativas, combatendo as diferenças culturais, sociais e económicas presentes no nosso quotidiano.


Medidas Propostas
  1. Desenvolver atividades onde se promova a inclusão de diferentes culturas e minorias.
  2. Criar uma disciplina facultativa que vise preparar os jovens para a vida adulta, abordando os temas da política, economia e da sociedade em geral.
  3. Adaptar o meio escolar, em conjunto com a comunidade escolar, de forma a integrar, sem diferenças, todo o corpo escolar.