PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães, Chaves


Exposição de motivos
Após o 25 de abril de 1974, a taxa de analfabetismo diminuiu, mas deparamos-nos com outras situações como o aumento da imigração. A escola, deve estar, assim, preparada para incluir estes alunos provenientes das várias zonas geográficas, respeitando a diversidade cultural.
Outra situação que constituiu barreira a uma escola plural e participativa é a falta de acessibilidade, adaptações e recursos para alunos com incapacidade temporária ou permanente.


Medidas Propostas
  1. Realização de um dia dedicado às diferentes culturas presentes na escola, onde os alunos poderão partilhar a sua cultura, costumes e tradições.
  2. Criação de grupos de discussão e debate, para que os alunos possam expressar as suas opiniões e aprender com as diferentes perspectivas de forma a criar uma cultura educativa mais aberta e inclusiva.
  3. Garantir que as instalações e os recursos educacionais sejam suficientes/acessíveis a todos os alunos que deles necessitem.