PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Monção


Exposição de motivos
Uma Escola Plural e Participativa pressupõe que cada um se coloque no lugar do outro - Criação de uma iniciativa que acolha estudantes do 9º ano, por um dia, uma vez por período, nas várias turmas do 10º ano, para lhes proporcionar a oportunidade de contactar diretamente com as diversas áreas existentes, para assim tomarem uma decisão mais assertiva.

Está mais que comprovado que as medidas até agora implementadas, para os alunos do Ensino Especial, não funcionam.
Queremos a garantia de um acesso real a competências e conhecimentos, o que não pode ser
adquirido dando-lhes as ferramentas padrão.
Não é falar das diferenças deles, é falar das nossas diferenças e necessidades.
Trata-se de oferecer oportunidades de aprendizagem efetiva a todas as crianças e jovens,
respeitando e protegendo a sua identidade e construindo respostas e perfis de
comportamentos.

Existe a possibilidade de existir um modelo mais justo e igualitário, no que concerne à entrada dos alunos na universidade, quando falamos de escolas
públicas/escolas privadas. O sistema educativo deve encontrar respostas que permitam
reduzir a discriminação.


Medidas Propostas
  1. "Trocar de sapatos" - Pretendemos um maior conhecimento sobre os Cursos a escolher para os alunos do 9º ano de escolaridade
  2. “CAMINHO PARA UMA INCLUSÃO EFETIVA” – Pretendemos uma real equidade nas escolas para alunos descapacitados a inúmeros níveis
  3. “ACRESCENTAR PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO PARA A ENTRADA NA UNIVERSIDADE”- Pretendemos que se efetive a possibilidade de existir um modelo mais justo e igualitário quando falamos de escolas públicas/escolas privadas.