PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Barroselas, Viana do Castelo


Exposição de motivos
O propósito das iniciativas de apoio à aprendizagem e inclusão é ajustar-se às necessidades individuais e habilidades de cada estudante, assegurando condições para a sua participação total. Isto visa promover a igualdade de oportunidades no acesso ao currículo, na frequência escolar e na progressão ao longo do período obrigatório de ensino.
Durante os meses mais frios do ano, os alunos sentem constantemente frio durante as aulas (especialmente regiões Norte e Centro de Portugal Continental), pois as salas não têm aquecimento suficiente. O mesmo se aplica nos meses mais quentes do ano, onde, devido às temperaturas mais elevadas, as salas retêm muito calor tornando-se abafadas. Estas condições afetam de forma direta o rendimento escolar dos alunos, uma vez que estes perdem de forma significativa a sua capacidade de concentração. Para que seja possível melhorar as condições de conforto térmico nas escolas, sugerimos que se invista na renovação a nível nacional de todas as escolas que, neste momento não apresentem condições térmicas favoráveis para os alunos. Pedimos para que os planos de renovação garantam que todas as salas tenham uma forma de aquecer e arrefecer as salas dependendo da época do ano.
Na atualidade, muitos jovens que entram no mercado financeiro e de trabalho não têm um cohecimento abrangente na área económica/financeira. Consequentemente, estes jovens, não sabem o significado de, por exemplo, orçamento familiar, IVA, IRS, crédito, empréstimos, juros, entre outros. Sugerimos que este projeto seja desenvolvido por todo o país. Este projeto é de grande importância, uma vez que, quando os jovens acabarem a escolaridade obrigatória, irão saber gerir o seu dinheiro e aprenderão a tomar decisões financeiras informadas e ponderadas. O projeto pode ser implementado de forma semelhante ao projeto PRESSE, ou, pode vir a tornar-se um disciplina com uma a duas aulas por semana.
Portugal recebeu e continua a receber crianças e jovens de diferentes países dos vários continentes. As nossas escolas têm alunos de diferentes nacionalidades e nem sempre têm os recursos humanos necessários para suprir esta situação. É necessário o ensino imediato do português aos estrangeiros, crianças e adultos, que acolhemos e que futuramente deverão usufruir das mesmas oportunidades contribuindo assim para uma maior dinâmica económica e social e do país.


Medidas Propostas
  1. Melhorar o conforto escolar.
  2. Enriquecer o Currículo através da literacia financeira.
  3. Incluir os estrangeiros na nossa sociedade escolar a nível nacional.