PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Monserrate, Viana do Castelo


Exposição de motivos
A Escola Secundária de Monserrate apresenta o seu projeto em resultado da resposta ao tema “Viver abril na educação: caminhos para uma escola mais plural e participativa”.

Assim, para uma participação dos alunos com efeitos mais relevantes dentro do contexto escolar, propomos como primeira medida: “aumentar o número de representantes dos alunos com voto quantitativo no Conselho Geral, promovendo a participação ativa e efetiva destes nas decisões de âmbito escolar”. Atualmente, o Conselho Geral apresenta uma maioria de docentes e profissionais de outras áreas e uma quantidade reduzida de alunos (que representam a maior componente dentro da comunidade escolar, porém só contam com um representante com direito a voto). Isto leva a que a participação efetiva dos alunos nas decisões escolares seja minimizada. Contudo, além de garantir que os alunos sejam participativos, também nos preocupamos com o facto de que o espaço escolar que nos rodeia seja cada vez mais inclusivo.

Neste sentido, o nosso projeto apresenta mais duas medidas, a saber: “promover a formação creditada e contínua para docentes e não-docentes, nas áreas da multiculturalidade, igualdade de género e educação especial” e “inserir no currículo do aluno atividades formais e informais sobre as temáticas da pluralidade e inclusão”. Uma vez que as escolas carecem de docentes e não docentes preparados para receber estes alunos, muitos desses profissionais são sujeitos a trabalharem com crianças com necessidades especiais sem a formação desejada. Por outro lado, para que os próprios alunos possam acolher melhor todos os jovens, propomos a introdução de atividades formais e informais nos currículos.


Medidas Propostas
  1. Aumentar o número de representantes dos alunos com voto quantitativo no Conselho Geral, promovendo a participação ativa e efetiva destes nas decisões de âmbito escolar.
  2. Promover a formação creditada e contínua para docentes e não-docentes, nas áreas da multiculturalidade, igualdade de género e educação especial.
  3. Introduzir no currículo do aluno matérias respeitantes às temáticas da pluralidade e inclusão numa perspetiva de educação formal e não formal.