PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Monte da Ola, Viana do Castelo


Exposição de motivos
As medidas foram sugeridas no âmbito dos valores de Abril e pretendem estimular e reforçar a cidadania numa abordagem pedagógica e num contexto institucional escolar, sendo consideradas medidas tendentes à participação inclusiva de todos os alunos e que garantem condições de universalidade e acessibilidade. Exprimem, também, a visão e desejo dos estudantes, 50 anos volvidos o 25 de Abril, em relação à especificidade formativa e promotora de autonomia que estes mesmos alunos querem em formato do Séc. XXI, mas espelhando os valores dessa mesma altura.
A primeira medida visa a melhoria e atualização do sistema educativo português, com a sugestão da inserção de um programa abrangente sobre literacia financeira e habilidades práticas do quotidiano. Consideram-se que estes tópicos são imprescindíveis ao futuro dos estudantes, após a escolaridade obrigatória. Atualmente, muitos jovens deparam-se com diversas responsabilidades e acabam por apresentar dificuldades, tendo em conta a desinformação nestas áreas, o que coloca impedimentos no seu quotidiano e na sua independência.
A segunda medida, introdução de uma experiência laboral semanal, tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, visando equipar os jovens com comportamentos, estratégias de socialização e ferramentas para lidar com situações do quotidiano e futura carreira profissional; fornecer aos jovens a oportunidade de gerirem as suas remunerações mensais, de acordo com o volume horário; promover a equidade e igualdade de oportunidades, permitindo a sua participação, independentemente da situação socioeconómica, física ou outra, e sempre que as condições o permitam; facilitar a criação de espaços de partilha de experiências entre jovens e empresários; potenciar e ajudar microempresas locais.
A terceira medida assenta na questão ambiental, que por vezes tem sido esquecida e pretende reforçar a necessidade de incentivar práticas sustentáveis. Assim, propõe-se a criação de “Espaços Verdes” dedicados ao cultivo de diversas plantas para educação ambiental, acessível e que envolvam ativamente toda a comunidade escolar, com atividades práticas, no âmbito das Ciências Naturais/Biologia. Cada escola adaptar-se-ia a esta medida tendo em conta as suas próprias características.
As três propostas, criteriosamente discutidas pelos alunos, incidem na ampliação de conhecimentos que a escola tem para oferecer, de modo a permitir que o cidadão atinja níveis de responsabilidade consonantes com a autonomia desejada nesta idade. Com este conjunto de propostas, os alunos poderão beneficiar de condicionalismos de igualdade, assim como benefícios de liberdade. Serão temas, que implementados, se dirigem à praxis dos seus intervenientes, resultando numa consideração global e, na medida dos possíveis, aproximando-se de uma dimensão mais existencial dos alunos, que encontram no binómio teoria-prática o diálogo necessário ao crescimento e formação do indivíduo.


Medidas Propostas
  1. Inserção de uma disciplina no currículo, de caráter obrigatório, com um programa sobre literacia financeira (impostos, seguros, finanças pessoais) e habilidades práticas do quotidiano (práticas básicas de casa/veículos, etiqueta social, falar em público, gestão de stress e ansiedade).
  2. Introdução de experiência laboral semanal, às quartas-feiras, de 3 horas, para alunos dos 9º e 12º anos (estes últimos, só dos cursos científico-humanísticos). Os estudantes teriam um trabalho remunerado com base no salário mínimo nacional, promovendo a compreensão dos desafios da vida e a gestão de recursos, ajudando, também, microempresas locais.
  3. Criação de “Espaços Verdes” dedicados ao cultivo de diversas plantas para educação ambiental. A atividade deve ser acessível e envolver ativamente toda a comunidade escolar com atividades práticas no âmbito das Ciências Naturais/Biologia. Cada escola adaptar-se-ia a esta medida, tendo em conta as suas próprias características.