PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Ponte de Lima


Exposição de motivos
Em 2024 celebramos o marco dos 50 anos desde a revolução que marcou o dia de 25 de abril de 1974, a revolução dos cravos, e não há forma melhor de fazer jus a este momento histórico e político senão debatendo acerca daquilo que é a base da nossa sociedade, a Educação.
Como alunos, podemos testemunhar e afirmar que o nosso sistema de ensino está ultrapassado e não se adequa às necessidades dos jovens modernos, assim como não é apelativo nem inclusivo ou suficiente.
Daí, após um processo longo de reflexão, a Escola Secundária de Ponte de Lima propõe as seguintes medidas, no âmbito do tema "VIVER ABRIL NA EDUCAÇÃO: caminhos para uma escola plural e participativa".


Medidas Propostas
  1. Investimento em linhas de transporte escolar facilitando a deslocação dos estudantes, bem como do pessoal docente e não docente.
  2. Criação de uma disciplina de carácter obrigatório no 12.º ano cujo objetivo seria preparar os jovens para as adversidades da vida adulta.
  3. Revisão do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC), e consequentemente do critério de seleção das aprendizagens essenciais, diminuindo o plano curricular das diversas disciplinas e consequente carga horária.