PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico Ponte da Barca


Exposição de motivos
Viver Abril na Educação, caminhos para uma escola plural e participativa. Enquanto cidadãos celebramos, este ano, os 50 anos de vivência democrática. Porém, enquanto estudantes nem sempre nos sentimos tão livres quanto desejaríamos. Livres para sermos mais do que estudantes que são obrigados a interiorizar conteúdos disciplinares e a preparar-se para o ensino superior ou para um curso profissional. Livres para conseguirmos adquirir competências sociais necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade mais plural e participativa. Para que isso aconteça é necessário que se criem nas escolas oportunidades para os alunos se tornarem cidadãos com capacidades de intervenção social responsável, com capacidade de promover a mudança. Deste modo, as medidas por nós apresentadas visam proporcionar espaços e condições efetivas que nas nossas escolas haja momentos de observação, de reflexão, de debate e de tomadas de decisão. Só desta forma poderemos fazer germinar nas nossas escolas uma geração futura capaz de contrariar a atual tendência de desencanto e cansaço face ao aparente desgaste do nosso sistema democrático.


Medidas Propostas
  1. Implementação do Dia da Reflexão, com periocidade mensal, em todos os ciclos de ensino, tendo por objetivo desenvolver nos alunos o espírito crítico e participativo.
  2. Criação nas escolas de redes de apoio para os alunos estrangeiros recentemente transferidos para as nossas escolas tendo em vista ajudá-los a ultrapassar dificuldades de inclusão no meio escolar português.
  3. Redução da carga horária letiva tendo em vista a possibilidade de um real envolvimento dos alunos em projetos, clubes, atividades extracurriculares.