PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Valdevez, Arcos de Valdevez


Exposição de motivos
Atualmente no 10º ano, os alunos podem escolher apenas as disciplinas consideradas opcionais, embora estas estejam limitadas à natureza de cada curso. A nossa proposta permitiria aos alunos escolher autonomamente as disciplinas que considerassem mais indicadas para a sua formação. O currículo pode ser ajustado para garantir que os alunos adquiram habilidades relevantes e estejam melhor preparados para as demandas do mercado de trabalho atual e futuro. Isso pode envolver a inclusão de disciplinas relacionadas às tecnologias emergentes, habilidades de comunicação, empreendedorismo e pensamento crítico. É importante que qualquer alteração no currículo seja baseada numa análise cuidadosa das necessidades e aspirações da sociedade, além de considerar a evolução do cenário educacional e do mundo ao redor.

De acordo com Mário Nogueira, em 2021 aposentaram-se 1994 professores, em 2022 foram 2401 e em 2023 vão passar os 3500, acrescentando ainda que a falta de docentes este ano letivo vai ser um problema mais grave do que nos anos anteriores, não sendo, por sua vez, acompanhado pela chegada de jovens educadores. Melhorar as condições laborais dos professores em Portugal é fundamental para garantir a qualidade da educação e promover um ambiente de trabalho saudável e plural. Professores motivados, satisfeitos e bem apoiados têm maior probabilidade de proporcionar um ensino de alta qualidade. Condições laborais adequadas contribuem para um ambiente propício ao ensino e à aprendizagem.
A implementação de palestras e de ações de formação sobre as minorias é justificada por diversos motivos que refletem a importância da promoção da diversidade, inclusão e compreensão na sociedade. Essas ações desempenham um papel crucial na sensibilização da comunidade educativa sobre as experiências, desafios e contribuições das minorias. Em suma, as palestras e as ações de formação sobre minorias desempenham um papel vital na construção de sociedades mais justas, inclusivas e compreensivas, onde a diversidade é não apenas reconhecida, mas celebrada. Estas são uma ferramenta poderosa para promover a igualdade de direitos e oportunidades para todos.


Medidas Propostas
  1. Permitir aos alunos a construção do seu próprio currículo no ensino secundário, de modo a proporcionar uma maior autonomia na escolha das disciplinas que consideram mais importantes para a sua formação e para o acesso ao ensino superior.
  2. Melhorar as condições da carreira dos professores, de modo a tornar a profissão mais atrativa, para que os docentes continuem a desempenhar com motivação o seu importante papel na formação dos alunos.
  3. Realização de Palestras de Sensibilização e Ações de Formação em contexto escolar, sobre grupos minoritários, coordenadas por especialistas na área, com o objetivo de construir uma sociedade mais justa, inclusiva e compreensiva.