PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Agrupamento de Escolas de Arga e Lima, Viana do Castelo
Exposição de motivos
A atual conjuntura do sistema educativo português, em que as desigualdades sociais e económicas dos alunos se acentuam cada vez mais, fruto de um contexto social e político global bastante conturbado, exige uma reflexão e tomada de decisões. Neste contexto faz sentido os ideais de Abril, numa escola plural e participativa de todos e para todos.A educação para todos, consagrada como primeiro objetivo mundial da UNESCO, obriga à consideração da diversidade e da igualdade de oportunidades.
A criação de uma plataforma digital através da qual os alunos pudessem partilhar as suas experiências/ vivências, de forma anónima, dando voz às suas dúvidas e anseios, facilitaria uma melhor integração no ambiente escolar, e consequentemente, no seu desempenho. Esta plataforma também incluiria uma partilha de experiências entre alunos vindos do estrangeiro contribuindo para um maior diálogo intercultural numa sociedade cada vez mais plural.
A implementação de um programa escolar de divulgação de métodos de estudo adequados às várias necessidades e perfis de desempenho, apresenta-se como uma estratégia necessária tendo em conta que um grande número de alunos enfrenta dificuldades de aprendizagem por não saber elaborar um plano de estudos adequado. O aluno, mediante a informação disponível, poderia, sob supervisão, optar pelos métodos de estudo mais profícuos para a sua situação escolar. Com esta medida garantia-se uma maior qualidade nas aprendizagens, uma maior participação de cada aluno e um combate às assimetrias no acesso às condições de estudo.
O Perfil do Aluno à Saída da escolaridade obrigatória ( PASEO), despacho n.º 6478/2017, 26 de julho, representa, sem dúvida, um avanço do nosso sistema educativo, ao fornecer uma matriz comum para todas as escolas no âmbito da escolaridade obrigatória, designadamente ao nível curricular, no planeamento, na realização e na avaliação interna e externa do ensino e da aprendizagem. Na sua essência o estabelecimento de um perfil visa estabelecer o que se pode considerar desejável em termos de liberdade, responsabilidade, valorização do trabalho, consciência de si próprio, inserção familiar e comunitária e participação na sociedade que nos rodeia. Em tempos marcados pela diversidade cultural e desigualdades sociais e económicas, mas também pela incerteza, importa criar condições de equilíbrio entre o conhecimento, a compreensão, a criatividade e o sentido crítico. Trata-se de formar pessoas autónomas, responsáveis e cidadãos ativos. Atualmente estaremos a cumprir com estes objetivos? Em certas realidades ainda estamos longe e esse caminho poderá passar por uma urgente reformulação do sistema educativo. Daí que, identificar as lacunas dos estudantes à saída da escolaridade obrigatória permitiria definir as competências que melhor capacitassem os jovens, ou para o prosseguimento de estudos, ou diretamente para a integração no mundo do trabalho.
Medidas Propostas
- Criar uma plataforma online de suporte pedagógico para todos os estudantes em Portugal, gerida por uma equipa do Ministério da Educação.
- Implementar um programa escolar de divulgação de métodos de estudo adequados às várias necessidades e perfis de desempenho.
- Mapear as lacunas dos estudantes à saída da escolaridade obrigatória, com efeitos práticos no futuro, com vista à reformulação do sistema educativo.