PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Muralhas do Minho, Valença


Exposição de motivos
Analisando o Artº 73 da nossa Constituição está legislado que o estado deve promover as condições de igualdade no acesso à educação e oportunidades; assim, consideramos que as condições técnicas na maioria das escolas não permitem a realização de provas digitais sem violar este artigo. Também consideramos que a exigência de realizar exames no final da escolaridade pode limitar as oportunidades de alguns alunos que por razões várias podem não ter sucesso na realização dos exames e assim não obter um diploma. Também se considera pertinente dotar os alunos de maiores conhecimentos sobre a atualidade politica do país e do contexto internacional para que possam participar ativamente de forma esclarecida.


Medidas Propostas
  1. Tomar medidas políticas para não avançar com o projeto da implementação da realização dos exames em formato digital.
  2. Terminar com a exigência da realização de exames no final do ensino secundário para obter o diploma de conclusão do mesmo. Os alunos realizariam unicamente os exames exigidos pelas instituições superiores.
  3. Implementar obrigatoriamente Workshops e palestras para informar e dar formação aos alunos em ambiente escolar com a finalidade de dotar os jovens de competências para tratar/entender temas essenciais (políticos, fiscais, etc) para a sua participação responsável enquanto cidadãos.