PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Secundária de Cacilhas-Tejo, Almada
Exposição de motivos
Após 50 anos do 25 de abril a Escola desempenha, cada vez mais, mais um papel fundamental. A Escola inclusiva e democrática passa necessariamente pela igualdade de oportunidades e pelo desenvolvimento da democracia no seu seio. Desta forma, as nossas propostas alinham nestas premissas. A inclusão de pessoas com deficiência é fundamental. Pensar nas suas necessidades e potenciar a aquisição das competências definidas no perfil do aluno à saída do Ensino Secundário. É necessário investimento em recursos materiais e humanos. Uma das nossas propostas passa pela implementação do ensino com língua gestual (com a colaboração de tradutores), articulado com as aprendizagens essenciais das várias áreas curriculares, tal como a disponibilização de material em braile e o reforço áudio da descrição e da legendagem (sendo estas medidas direcionadas especificamente aos alunos com deficiências visuais e auditivas). Outra proposta passa pela colaboração entre as Escolas e associações de pessoas com deficiência no dia do desporto adaptado, a fim de fornecer aos alunos, uma verdadeira percepção da prática dos desportos adaptados através de demonstrações e atividades coletivas. A elaboração de palestras por trabalhadores com deficiência será outra prioridade, a fim de dar a estes a oportunidade de contarem a sua história e sensibilizar os alunos nesta temática pouco abordada. Por outro lado, é fundamental que a comunidade escolar conheça o sistema político, pelo que é necessário um investimento nos currículos escolares no que diz respeito ao conhecimento do sistema político e das ideologias políticas. Propomos a iniciação à Ciência Política a partir do 3ª ciclo de escolaridade e Introdução da disciplina de Ciência Política/ Cidadania a partir do 10º ano de escolaridade até ao 11ºano, intercalando semestralmente através da divisão de horas (para as escolas que não adotem o regime por semestres). A disciplina de Ciência Política/ Cidadania promoveria debates mensais, bem como uma simulação de votos sobre vários temas com o objetivo de criar hábitos de participação democrática e contribuir para uma maior adesão ao voto e desta forma combater a abstenção. Estas propostas têm o intuito de consciencializar, incentivar a participação política e preparar os jovens para a entrada na vida política, tal como para, futuramente, exercerem o direito de voto. Finalmente, na própria Escola as associações de estudantes têm de ter um papel mais ativo na dinamização dos alunos, promovendo uma cultura de diálogo e participação democrática entre todos os intervenientes no processo educativo. Esta ultima proposta tem os seguintes objetivos: contribuir para a formação humana, cívica, física, cultural e científica dos estudantes do Agrupamento de Escolas; contribuir para a participação dos estudantes na vida escolar e na discussão dos problemas educativos e participação ativa nos órgãos do Agrupamento de Escolas em que tenha assento.
Medidas Propostas
- Programa Específico para Pessoas com Deficiência
- Alargar a disciplina de Introdução à Ciência Política a outros anos de escolaridade
- Potenciar o papel da Associação de Estudantes