PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva, Barreiro


Exposição de motivos
As medidas que apresentamos de seguida são tentativas de responder mais diretamente à necessidade de encontrar soluções cada vez mais integradoras e abrangentes no sentido de acolher um tecido social onde o multiculturalismo e as problemáticas individuais criam desafios difíceis de resolver com as ferramentas já criadas nas escolas.


Medidas Propostas
  1. Para facilitar a integração de alunos estrangeiros nas escolas, uma vez que o seu número é crescente, sugerimos o estabelecimento de acordos com as editoras, para que os manuais e ferramentas auxiliares (por exemplo: power points, quiz, vídeos, entre outras) fossem disponibilizados em íngua inglesa, pois é uma língua "universal", entendida por muitos cidadão que chegam ao nosso país.
  2. Criação de mais rampas, casas de banho adaptadas, portas mais largas e secretárias adaptadas aos alunos com diferentes incapacidades físicas ( motoras, visuais, auditivas). Sugerimos adaptação de posters, entre outros meios visuais, tal como sinaléticas nas escolas, para que estes cheguem aos alunos com deficiências visuais, permitindo uma melhor integração na vida escolar.
  3. Reforço do apoio psicológico nas escolas. Sugerimos que as escolas disponham de, pelo menos dois agentes especializados em psicologia, para maior apoio vocacional e acompanhamento psicológico os alunos e docentes. Sendo o bullying e a má integração nas escolas um tema recorrente, esta proposta iria contribuir para criar uma atmosfera de maior entre ajuda união dentro do ambiente escolar.