PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Manuel Cargaleiro, Amora, Seixal


Exposição de motivos
Medida 1- Devem ser melhorados os equipamentos pois, já houve inúmeros casos onde aulas foram interrompidas devido á falta de condições, quer por falta de internet para aceder a plataformas, quer pela dificuldade de ligar os computadores por se encontrarem desatualizados e extremamente lentos. Existe ainda a incapacidade de projetar os suportes da matéria o que leva á impossibilidade de lecionar.
Deste modo, achamos extremamente necessário o investimento nestes elementos decisivos ao bom funcionamento das aulas, pois este é um problema que se verifica em diversas escolas e que se tem agravado ao longo do tempo, pondo em causa a qualidade do ensino e impedindo o desenvolvimento das qualificações dos alunos.
Medida 2- Esta proposta pretende incentivar a inclusão, a socialização e a prática de exercício físico, pois, é de conhecimento geral que a prática de atividade física é bastante importante para o bem esta do ser humano, tanto a nível corporal como a nível psicológico. Para além disto, é através do exercício físico que ocorre grande parte da socialização nas escolas e deste modo estaríamos a promover uma forma de inclusão mais benéfica, já que através desta proposta estaríamos também a garantir um maior respeito pelo espaço escolar e preveniríamos acidentes que ocorrem devido ao uso incorreto de materiais desportivos em locais escolares indevidos, por não terem onde praticar este exercício.
Medida 3- Esta proposta tem como objetivo diminuir a incerteza que rodeia os alunos dos ensinos básico e secundário.
Todos os alunos, quando chegam ao final do ensino básico têm que tomar uma decisão face ao curso, cientifico- humanístico ou profissional, que desejam seguir no secundário, porém, esta escolha revela-se profundamente difícil. Em adição, em muitos casos, os alunos de ensino secundário não têm a certeza se estão inseridos no curso certo e menos certeza, ainda, têm sobre o que fazer após o 12º ano.
Através desta proposta pretendemos facilitar a escolha dos alunos do ensino básico e, consequentemente, diminuir o número de alunos do secundário que se sentem deslocados no curso escolhido. Simultaneamente, procuramos facilitar e gerar maior confiança nos alunos de ensino secundário, seja numa mudança de curso ou na escolha e programação da sua vida após a finalização da escolaridade obrigatória.
Esta proposta visa ainda a partilha de conhecimentos por parte dos alunos de secundário aos de básico, e por parte da psicóloga vocacional aos alunos de ensino secundário, promovendo uma maior inclusão.


Medidas Propostas
  1. Melhoria dos equipamentos tecnológicos utilizados em sala de aula (computadores, cabos dos projetores e routers de internet).
  2. Disponibilizar os campos exteriores de educação física e o acesso a materiais desportivos, nos tempos livres.
  3. Disponibilização de horas vocacionais para alunos do ensino secundário e participação de alunos do ensino básico em aulas do ensino secundário.