PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Professor Ruy Luís Gomes, Laranjeiro, Almada


Exposição de motivos
Chegada à idade adulta e com a entrada no mundo do trabalho;
Conhecimentos práticos pouco abordados no currículo do secundário;
Sabemos a lei da gravitação universal, mas desconhecemos conceitos básicos, como contratos de trabalho, direitos e deveres dos trabalhadores;
Somos testados no raciocínio matemático, como por exemplo a equação vetorial do plano, mas IRS, IRC, IMI são um mistério;
Política é tudo, política afeta as vidas de todos nós;
Nós somos uns sortudos porque estamos neste parlamento, mas todo o processo de eleger, representar, propor, negociar é algo que está longe das preocupações dos jovens do nosso tempo;
O afastamento da política acontece devido ao desconhecimento, é preciso conhecer para participar ativamente na construção do futuro.
O fosso entre a universidade e o ensino secundário torna a entrada no mundo académico um pouco caótica, o que leva muitas vezes a mudanças de curso e desistências, é necessário que esta transição seja mais orgânica e tranquila;
As universidades deve conhecer os seus futuros “clientes”, nós.
É preciso que nos conheçam!
É preciso que nos digam como é!
É preciso que nos mostrem como funciona!
É preciso que nos cativem!


Medidas Propostas
  1. Inclusão de Cidadania e Desenvolvimento enquanto disciplina autónoma obrigatória e semestral - no Ensino Secundário com os temas: Mundo do Trabalho/Voluntariado - 10º ano; Literacia Financeira - 11º ano; Ciência Política - 12º ano.
  2. Protocolo entre Escolas e Universidades na orientação académica e profissional - Semana Aberta nas Escolas para receção às Universidades.
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