PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, Pragal , Almada


Exposição de motivos
À nossa escola chegam cada vez mais jovens de outras nacionalidades e origens.
Cada vez mais, o universo estudantil abrange uma maior diversidade de culturas, línguas, credos o que torna a sociedade e a nossa escola mais rica, mas também mais desafiadora, pois obstáculos como a língua ou a cultura, podem ser entraves à educação dos jovens.
Se queremos uma escola mais plural e participativa, não podemos deixar de ouvir os jovens. A nossa opinião é demasiado importante para que não seja tida em conta. E, é por isso, que consideramos que todos os alunos, sem exceção, devem ter os mesmos direitos, e devem apresentar as suas opiniões e expectativas.
Cada vez mais se torna necessário a abordagem da pluralidade nas escolas.
Neste contexto, é importante criar um espaço semanal pré-definido no seu horário, e um local, onde os alunos possam debater temas inclusivos e variados, propostos por eles, de acordo com as suas expectativas, preocupações e dúvidas, promovendo a participação e integração de todos. Para a integração dos alunos de diferentes origens criar semanas culturais ao longo do ano, com o fim de dar a conhecer a música, a gastronomia, o artesanato e outras perspetivas dessas origens. (“One school 1000 cultures”). Por fim, promover campanhas educativas para sensibilizar os alunos sobre a importância da inclusão, respeito pela diversidade e combate ao bullying e discriminação.
Se queremos uma Educação inclusiva - Uma escola aberta a todos! Não só aos estrangeiros, mas também aos deficientes físicos, visuais e auditivos, ou seja, o acesso deve ser “plural”, não distinguindo alunos. Todos, mas mesmos todos são ou deveriam ser iguais no acesso à educação e, em última análise, o direito à felicidade!!.


Medidas Propostas
  1. Criar clube de debate.
  2. Promover exposição cultural.
  3. Realizar campanhas de consciencialização.