PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio Campo de Flores


Exposição de motivos
No contexto educacional, a procura por uma escola mais participativa reflete o compromisso de construir um ambiente de aprendizagem dinâmico e enriquecedor. A participação ativa dos alunos, professores, pais e comunidade cria uma rede de interações que não só fortalece os laços interpessoais dentro da escola mas também contribui para o desenvolvimento académico dos estudantes.

Não podemos esquecer a importância da educação financeira na formação dos jovens. Cidadãos financeiramente educados têm uma maior propensão para participar ativamente na tomada de decisões económicas e políticas, contribuindo para uma sociedade mais informada e participativa.

Neste sentido, diversas estratégias podem ser implementadas para fomentar a colaboração, a comunicação aberta e a inclusão, transformando a escola num espaço onde cada voz é valorizada e cada contribuição é reconhecida.

Neste contexto, iremos explorar algumas propostas práticas para transformar as escolas num centro vibrante de aprendizagem participativa, moldando o futuro com base na colaboração e diversidade de ideias.

Fiel a esse desígnio, o grupo parlamentar do Colégio Campo de Flores sujeita, à apreciação de todos vós, as seguintes propostas:


Medidas Propostas
  1. Mentoria Intergeracional: programas de mentoria, aproximando estudantes mais jovens a mais velhos, no ambiente escolar, de forma a partilhar conhecimentos e competências académicas;
  2. Parcerias Internacionais: parcerias com escolas de outros países para promover a troca de experiências e culturas, enriquecendo o ambiente educacional. As experiências seriam partilhadas através de uma plataforma unificada de comunicação e colaboração, criada para o efeito;
  3. Programas de Educação Financeira: programas de educação financeira com o objetivo de dotar os alunos com as ferramentas necessárias para tomarem decisões financeiras sólidas.