PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Benavente


Exposição de motivos
1 – Para a existência de uma escola plural e participativa é fundamental implementar na escola um espaço onde os alunos possam fazer ouvir a sua voz de forma livre e responsável, permitindo realizar uma auscultação aos alunos, antecipadamente, de modo a incluí-los na tomada de decisões dos diferentes órgãos sobre vários aspetos da vida quotidiana escolar.

2 – Atendendo ao crescente número de imigrantes que chegam ao nosso país e, consequentemente, as suas crianças, às nossas escolas é necessário criar condições que promovam a integração e o sucesso destes alunos. Assim, é essencial implementar clubes multiculturais e programas como mentorias para apoiar os alunos estrangeiros e facilitar o seu dia a dia na escola.

3 – Atualmente, face à adoção dos manuais digitais na nossa escola e ao feedback dado pelos alunos questionados, torna-se necessário refletir e debater a continuidade da sua utilização, por exemplo, através de um referendo. Segundo a maioria dos alunos da nossa escola os manuais digitais não facilitam a aprendizagem e gostavam de ter a opção de utilizar os manuais físicos.


Medidas Propostas
  1. Criação de um gabinete “A Voz dos Alunos”, para promover a participação e envolvimento dos alunos nos órgãos em que estão representados, quer no Conselho Geral, quer no Conselho Municipal de Educação.
  2. Implementação do projeto “Unidos na Diversidade”, através da criação de vários clubes multiculturais e programas de orientação para receber e apoiar os alunos estrangeiros.
  3. Avaliar os prós e contras da utilização dos manuais digitais no processo de aprendizagem dos alunos.