PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Secundária de Benavente
Exposição de motivos
1 – Para a existência de uma escola plural e participativa é fundamental implementar na escola um espaço onde os alunos possam fazer ouvir a sua voz de forma livre e responsável, permitindo realizar uma auscultação aos alunos, antecipadamente, de modo a incluí-los na tomada de decisões dos diferentes órgãos sobre vários aspetos da vida quotidiana escolar.2 – Atendendo ao crescente número de imigrantes que chegam ao nosso país e, consequentemente, as suas crianças, às nossas escolas é necessário criar condições que promovam a integração e o sucesso destes alunos. Assim, é essencial implementar clubes multiculturais e programas como mentorias para apoiar os alunos estrangeiros e facilitar o seu dia a dia na escola.
3 – Atualmente, face à adoção dos manuais digitais na nossa escola e ao feedback dado pelos alunos questionados, torna-se necessário refletir e debater a continuidade da sua utilização, por exemplo, através de um referendo. Segundo a maioria dos alunos da nossa escola os manuais digitais não facilitam a aprendizagem e gostavam de ter a opção de utilizar os manuais físicos.
Medidas Propostas
- Criação de um gabinete “A Voz dos Alunos”, para promover a participação e envolvimento dos alunos nos órgãos em que estão representados, quer no Conselho Geral, quer no Conselho Municipal de Educação.
- Implementação do projeto “Unidos na Diversidade”, através da criação de vários clubes multiculturais e programas de orientação para receber e apoiar os alunos estrangeiros.
- Avaliar os prós e contras da utilização dos manuais digitais no processo de aprendizagem dos alunos.