PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Professor João Fernandes Pratas, Samora Correia, Benavente


Exposição de motivos
O Desafio-Problema que mais votos reuniu foi a “Inclusão multicultural”.
Neste seguimento, foram votadas medidas que concorrem para a sua operacionalização,
apresentando-se, abaixo, os argumentos/motivos que consubstanciam as mesmas, adiante
elencadas.
- Para a Medida 1 - Criação de Turmas de acolhimento para alunos estrangeiros - Estas turmas
têm como principal premissa a educação ao nível da língua portuguesa aos alunos não falantes
da mesma. Estas turmas teriam vários componentes, entre eles a componente prática que visa
a educação da nossa língua e cultura desenvolvendo atividades e projetos para a comunidade
escolar. Estas turmas seriam de duração de um ano letivo, possibilitando estes alunos a
adquirirem conhecimentos básicos da nossa língua, para que no ano seguinte possam integrar
sem barreiras uma turma regular.
- Para a Medida 2 - Implementação da Disciplina obrigatória de cidadania no ensino secundário
- Como é do conhecimento da comunidade em geral, a disciplina de cidadania é obrigatória no
ensino básico, pois tem como objetivo a educação cívica dos alunos das nossas escolas.
Porém, uma vez chegados ao ensino secundário, existem formas de implementação da
disciplina que criam desigualdades no acesso ao aprendizado, como a forma a aplicação
transversal da disciplina, isto é, a integração da disciplina noutra disciplina. Considerando que
os alunos de ensino secundário têm de ter um tempo dedicado a aprender coisas como
literacia financeira e política, defendemos a obrigatoriedade da disciplina, para que, desta
maneira, sejamos capazes de formar jovens mais e melhor informados à saída da escolaridade
obrigatória.
Para a Medida 3 - Alteração da metodologia avaliativa da disciplina de PLNM [Português de
Língua Não Materna] - Esta alteração da forma avaliativa visa a melhor preparação do aluno
para realizar o exame obrigatório de português "regular" no final do ensino secundário. Isto é, não é justo um
aluno realizar o exame de português "regular", se não tiver frequentado o ensino secundário em turmas do ensino "regular". Por exemplo, se um aluno estiver no 10º ou no 11ºano numa turma de Português Língua Não Materna, no nível de proficiência linguística A2 ou B1, não é justo no final de ciclo realizar uma prova externa como os outros alunos. Defende-se que com esta alteração se estará a trilhar um caminho para uma escola plural, inclusiva e multicultural equitativa.


Medidas Propostas
  1. Criação de turmas de acolhimento para alunos estrangeiros, focando temas da cultura portuguesa.
  2. Obrigação da implementação da disciplina de Cidadania no secundário.
  3. Alteração da metodologia avaliativa de Português Língua Não Materna (PLNM).