PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Templários, Tomar


Exposição de motivos
O mês de abril é frequentemente associado a diversos eventos marcantes, como no caso português em que o associamos à «Revolução dos Cravos», cujos cinquenta anos se celebram. O tema «Viver Abril na Educação» revela-se bastante instrutivo, na medida em que a ligação entre os eventos históricos e as questões atuais possibilitam aos estudantes a tomada de consciência de como os mesmos continuam a influenciar a sociedade e as políticas contemporâneas.
Em suma, urge criar e fomentar nos alunos portugueses o desenvolvimento de empatia e compreensão cultural que passará pela consciencialização de que o passado é importante para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária. Para que isso aconteça, será necessária uma mudança no sistema de ensino português.


Medidas Propostas
  1. Alteração dos currículos com vista à revisão dos conteúdos das disciplinas e uma limitação do avanço tecnológico.
  2. Reformulação integral da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento numa vertente mais prática e de encontro às questões do quotidiano.
  3. Implementação, em todas as escolas do país, de um momento cultural (periódico ou semestral) que implique o envolvimento de toda a comunidade escolar, com vista ao desenvolvimento cívico e cultural.