PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio de São Miguel de Fátima


Exposição de motivos
Considerando a iliteracia financeira e política da maior parte dos alunos após o ensino secundário, é de extrema importância a inclusão de uma disciplina no Projeto Educativo das Escolas que aborde estes temas. Esta disciplina, obrigatória para todos os alunos do 12.º ano de escolaridade, visa promover a participação ativa dos jovens na escola e na sociedade. Com carga horária de uma hora semanal, a disciplina será avaliada internamente, sem influenciar a média final do secundário. Priorizar-se-ão trabalhos de grupo e métodos ativos de aprendizagem, evitando-se o método tradicional de avaliação.

Reconhecendo a marginalização de grupos minoritários e pessoas com limitações motoras e físicas, propõe-se também a criação de um encontro anual regional para alunos do 9.º ano, com o objetivo de promover a inclusão nas escolas. Neste encontro serão realizadas atividades, palestras, jogos, testemunhos e debates, enfatizando o respeito, o altruísmo, a igualdade, a equidade e a integração.

Por último, destacando a importância da reflexão e da comunicação interpessoal, propõe-se a realização de debates semestrais entre alunos de diferentes turmas, com foco nos alunos do secundário. Estes debates fomentarão o desenvolvimento do raciocínio, da capacidade de debate e da exposição de ideias. Os alunos poderão apresentar propostas sobre vários temas, incluindo como tornar a escola mais plural. Propostas relevantes, oriundas desses debates, serão selecionadas para apresentação à direção da escola.


Medidas Propostas
  1. Implementação de uma disciplina para o 12º ano na qual serão abordados conteúdos de literacia financeira e política.
  2. Criação de um encontro anual regional para promover a inclusão nas escolas, direcionado a alunos do 9º ano.
  3. Realização de debates semestrais, entre alunos de diferentes turmas do ensino secundário, para promover um ambiente inclusivo e participativo na escola.