PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Artur Gonçalves, Torres Novas


Exposição de motivos
“Viver abril na Educação: Caminhos para uma escola plural e participativa” é uma temática pertinente e muito atual no sentido de chamar os intervenientes da educação, nomeadamente os alunos, a pensarem que escola queremos para o futuro. Desta forma, a Educação tem que ser uma prioridade de qualquer país. A Educação tem que construir uma escola plural que envolva a criação de um ambiente que valoriza a diversidade, promova a inclusão e incentive a participação ativa de todos os membros da comunidade escolar.


Medidas Propostas
  1. Reformulação da estratégia nacional de educação para a Cidadania (ENEC) adaptando a mesma aos novos desafios enfrentados pelos jovens, sensibilizando - os para a importância da diversidade, da inclusão e do respeito pelas diferenças.
  2. Criação/renovação de ambientes de aprendizagem especiais, reforçando os recursos didático- tecnológicos assegurando uma real e efetiva digitalização das escolas, garantindo uma educação equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem para todos.
  3. Criação de um Conselho de Alunos, com representantes de todas as turmas do Ensino Secundário, com o objetivo de poderem fazer recomendações/sugestões consideradas pertinentes aos diferentes órgãos de decisão, nomeadamente ao Conselho Pedagógico ao Conselho Geral e à Autarquia.