PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Santa Maria do Olival, Tomar


Exposição de motivos
Numa escola plural e participativa há um ambiente onde todos os alunos são incentivados a ter uma voz e participação ativa no processo de aprendizagem. Para alcançar esse patamar, é necessário adotar medidas bem estruturadas, como a diversificação do currículo para agrupar diferentes interesses e necessidades dos alunos, a criação de espaços de discussão e tomada de decisão coletiva, a valorização da diversidade cultural e étnica através de projetos e atividades que reforçam a importância da convivência harmoniosa e do respeito mútuo...
Com medidas que visem os valores da justiça social, promovam a interculturalidade e ajudem a combater a desinformação, a escola tornar-se-á um lugar acolhedor e inclusivo, onde todos os alunos terão as mesmas oportunidades de aprender e crescer juntos, o que obviamente, é extremamente importante num período da vida em que se preparam para ingressar na universidade e, necessariamente, na vida adulta, em que a capacidade para lidar com a complexidade das relações humanas na sociedade é fundamental.


Medidas Propostas
  1. Realização de palestras e dinamização de atividades extracurriculares, com toda a comunidade escolar sobre o funcionamento da democracia.
  2. Realização de atividades que promovam a inclusão e a diversidade na escola, nomeadamente, através da existência de um tempo semanal, no horário dos alunos para tratar o tema.
  3. Inclusão de uma disciplina, na componente de formação geral do currículo do ensino secundário sobre o funcionamento da democracia.