PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Dr.ª Judite Andrade, Sardoal


Exposição de motivos
Uma escola plural e participativa preocupa-se com a educação e bem-estar dos alunos, esforçando-se por lhes oferecer todos os instrumentos necessários para tal.
Como sabemos, os alunos encontram-se insatisfeitos com a falta de literacia a nível financeiro e político, temendo que a desinformação os prejudique na vida adulta. Ao dar mais importância a estes temas, diminuímos a possibilidade de extremismo a nível político e social.
Não só é necessário um maior conhecimento a nível político mas também a nível emocional e psicológico, dado que a pressão que a escola exerce sobre os alunos e os seus próprios problemas pessoais necessitam de mais atenção a nível educacional. Acreditamos que existe uma grande falta de recursos preparatórios para os jovens da nossa idade e o nosso principal objetivo seria resolver esta falta.
Com a ajuda de alunos universitários e profissionais, os estudantes teriam a possibilidade de adquirir mais conhecimento acerca do mercado de trabalho e das diversas opções profissionais e universitárias para a sua vida futura.
Para reforçar o tópico da meritocracia, que vai de acordo com uma escola mais plural e participativa, era importante que não só os alunos com menos rendimentos tivessem a oportunidade de se candidatar a uma bolsa de estudo, mas também os alunos que não integram um escalão, já que acreditamos que todos deviam ter essa oportunidade.
Finalizando, é importante realçar que estas medidas não passam apenas por uma escola em específico mas podem ser aplicadas em todas, a nível nacional, para assim, trilhar um caminho na procura de uma escola mais plural e participativa.


Medidas Propostas
  1. Implementação de bolsas escolares extra-escalão
  2. Criação de um programa direcionado ao ensino secundário com visitas de profissionais e alunos universitários
  3. Reformulação do projeto cidadania