PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária do Cartaxo


Exposição de motivos
1. Implentação de um currículo mais Inclusivo.
Implementar um currículo abrangente de inclusão que promova as diversas perspetivas culturais, étnicas, sociais e de género, que englobe o reforço das aulas de Português Língua Não Materna, que facilite o acesso aos meios digitais e de IA para fins de tradução e a implementação de diversas temáticas obrigatórias na disciplina de Cidadania, nomeadamente as relacionadas com as necessidades quotidianas dos alunos dos diversos níveis.
2. Definição de remunerações adequadas às exigências da profissão docente.
Cerca de 40% dos professores que se encontravam a lecionar nas escolas publicas portuguesas em 2018/19 irão aposentar-se até 2030/31, o que irá acelerar as necessidades de recrutamento de novos docentes nos próximos 10 anos. Com a definição de remunerações adequadas às exigências da profissão docente, para potenciar uma maior adesão aos respetivos concursos públicos para colocação dos mesmos.
3. Valorização preponderante da participação ativa dos alunos.
Por uma questão de justiça e equidade deverá ser dada uma maior ponderação à participação ativa dos alunos em trabalhos e atividades escolares, em detrimento da avaliação realizada através de testes e exames, a qual deverá ter um papel secundário.


Medidas Propostas
  1. Implementação de um currículo mais inclusivo.
  2. Definição de remunerações adequadas às exigências da profissão docente.
  3. Valorização preponderante da participação ativa dos alunos.