PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Profissional do Infante


Exposição de motivos
O tema para a edição deste ano do Parlamento dos Jovens VIVER ABRIL NA EDUCAÇÃO: Caminhos para uma escola mais plural e participativa, promoveu o debate em torno das reais necessidades do jovens integrados em meio escolar e as reais necessidades do Mundo Atual. A participação ativa da juventude tem assumido uma posição de destaque na agenda social e política sendo amplamente reconhecida em documentos de referência tanto a nível nacional como internacional. Estes documentos valorizam os/as jovens como agentes ativos/as, reconhecendo a sua importância como um recurso fundamental para a sociedade. A escola, enquanto espaço de socialização e de vivência das juventudes, é encarada como um ambiente propício para promover a participação dos/as estudantes, oferecendo-lhes oportunidades significativas de envolvimento que visam fomentar o desenvolvimento de competências que contribuem para a formação de jovens críticos/as e participativos/as na sociedade. https://repositorio-aberto.up.pt/
As turmas foram mobilizadas e participaram ativamente na conceção e defesa das medidas. As principais ideias de mudança prendem-se com o rompimento da conceção tradicional de ensino e aprendizagem, passando a incorporar novos currículos ajustados à realidade social das comunidades, tendo em conta as prioridades e necessidades específicas das populações.
Uma segunda medida propõe com a necessidade de promover uma maior aproximação entre a Escola e a Comunidade através de ações de cariz sociopedagógico. Propomos um ensino que proporcione um contacto mais direto com empresas, associações, museus e outras instituições com a realização de visitas de estudo, estudo de caso, workshops, etc. E que estas ações sejam incorporadas no currículo escolar e diploma.
Uma terceira medida insere-se na temática saúde emocional dos jovens. Existe uma consciência coletiva da importância de se desenvolverem competências a este nível. O reforço dos serviços de psicologia nas escolas é urgente.
As atividades desenvolvidas no âmbito do Parlamento dos Jovens – Secundário, contaram com a envolvência dos alunos, que demonstraram um grande sentido de responsabilidade no debate de ideias em torno do tema.


Medidas Propostas
  1. Alterações aos currículos escolares: o mundo atual é muito exigente, os jovens necessitam estar melhor preparados para o enfrentar. Os currículos escolares deviam integrar disciplinas opcionais relacionadas com os domínios da vida social, económica e emocional dos jovens. No ensino secundário, o programa devia estar organizado com disciplinas obrigatórias e disciplinas de opção. Assim, o aluno teria a liberdade de escolher disciplinas de acordo com as suas aptidões ou gostos pessoais.
  2. Escola aberta, aprender fora da escola: a integração dos alunos no meio social e cultural faz-se do contacto direto com a sociedade. Propomos um ensino que proporcione um contacto mais direto com empresas, associações, museus e outras instituições com a realização de visitas de estudo, estudo de caso, workshops, etc. Propomos a aproximação da escola ao meio empresarial da área geográfica, através da criação de sessões de formação de curta duração (1 a 2 semanas) para o ensino.
  3. Gabinetes de psicologia com uma ação mais alargada e interventiva nas escolas. Estes gabinetes seriam criados com um conjunto profissionais, que trabalhando de forma cooperativa dariam apoio aos jovens estudantes de uma forma mais personalizada. Criação de um horário letivo que contemple reuniões com estes profissionais e os alunos. Reforçar os serviços de psicologia nas escolas é urgente. A saúde mental é um grande desafio das sociedades atuais e a Escola deve ser promotora de bem-estar.