PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Profissional Raúl Dória


Exposição de motivos
Expressões como Escola do Futuro, Sala de aula do Futuro são cada vez mais comuns nos atuais debates sobre a educação. Podemos mesmo afirmar que a escola do futuro está em alta na "Bolsa de Valores Pedagógicos ". Assim procura-se encontrar modelos reconfiguráveis e multifuncionais de sala de aula e ao mesmo tempo, desenvolver e aprofundar metodologias que recentrem o protagonismo do aluno dentro de um ecossistema cada vez mais dependente da comunicação e da interação digitais.
Assim, preferimos reflectir como não será a escola do futuro. Ficamos com a sensação de que, desta forma, conseguimos uma reflexão mais fundamentada uma vez que é mais fácil inventariar aspectos que hoje constrangem a escola do que idealizar os que a devem nortear daqui a alguns anos.
Existem pelo menos dois aspectos que caracterizam a escola actual e que nos ajudam a idealizar a escola que não queremos. Desde logo a prevalencia de uma clara rigidez organizacional e funcional na escola, o que tem favorecido a perpetuação de lógicas curriculares de natureza mais instrucional. na generalidade dos casos, a escola continua a funcionar num regime de classes e na base de uma estrutura curricular organizada por disciplinas, isto é, um conhecimento fragmentado, circunscrito por fronteiras pouco porosas que não favorecem o dialogo interdisciplinar nem tem permitido quaisquer veleidades deliberativas por parte dos professores.
O segundo aspecto, que decorre do anterior, diz respeito ao fato de continuarmos a insistir numa escola de conteúdos, de preferenciais disciplinares, quando vivemos já numa sociedade de competências, que em nada contribuirá para promover a curiosidade, para desenvolver a inteligência, para fomentar a criatividade da população estudantil.
Torna-se, por isso urgente a construção de uma escola mais autentica , uma escola para as literacias, isto é, uma escola cuja finalidade primeira não seja a transmissão de conteudos canonicos mas o desenvolvimento de atitudes investigativas perante o conhecimento cientifico e humanístico.
Torna-se necessário uma solução de compromisso, que pela sua abrangência e complexidade, terá obrigatoriamente de envolver a escola e a sociedade na prossecução de finalidades comuns, bem como na restauração da relação de confiança que se foi degradando entre ambas. é necessário que a escola se configure como um espaço inclusivo, se assuma como um local privilegiado de participação e decisão democráticas, faça da aprendizagem o seu pilar central e incorpore novas tecnologias da informação e comunicação hoje reconhecidas como essenciais numa escola que pretende romper com esquemas organizativos seculares e alterar de forma significativa o modo como funciona.


Medidas Propostas
  1. A eliminação das barreiras arquitectónicas como escadas que impossibilitam o acesso de pessoas com limitações físicas, fornecimento de recursos adequado como suportes nas casas de banho, elevadores e todos os recursos que permitem a inclusão de pessoas com limitações físicas para uma escola mais participativa e inclusiva.
  2. Hoje em dia muitos jovens tem habilidades que não são aproveitadas pois não à incentivos para que eles possam trabalhar as suas habilidades, então atividades que estimulam as habilidades dos jovens séria muito bom para que eles aprendam sobre suas próprias competências, a estimulação de habilidades nas escolas secundárias é crucial para o desenvolvimento holístico dos alunos, ela abrange habilidades cognitivas, emocionais e sociais, proporcionando um ambiente acolhedor
  3. A promoção do respeito e o combate ao preconceito e descriminação são fundamentais para criar um ambiente inclusivo e equitativo, através de medidas proativas e educativas, é possível construir uma sociedade mais justa e acolhedora para todos.