PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Penafiel


Exposição de motivos
Instituir no plano curricular da escola, uma disciplina de cariz político, semestral (ciências políticas e representação democrática). Formação de um conselho de delegados de turma com o seu presidente (um aluno) tendo presença no conselho geral (sem direito a voto) e reunião mensal com o diretor. Transformação da disciplina de cidadania e desenvolvimento: obrigatoriedade de um bloco semanal de aulas (no ensino secundário), com o respetivo diretor de turma, para a discussão de problemas escolares e temáticas da atualidade.


Medidas Propostas
  1. Considerámos que é importante para a formação dos jovens, a tomada de consciência do seu papel na sociedade civil e política; sensibilizá-los para a tomada de conhecimento dos seus direitos e deveres, incentivando-os a desempenharem um papel ativo na política local e nacional. Deste modo, achamos fundamental a criação de uma disciplina de caráter político, semestral, visando a formação político-cívica dos jovens, bem como uma maior diversidade curricular.
  2. O delegado de turma tem um papel fundamental, não só como representante da turma, mas também na defesa dos interesses da turma nas reuniões de delegados com o diretor. Porém, nem todos conseguem apresentar os pontos de vista ou reivindicações da turma que representam. Assim, a existência de uma assembleia geral de delegados de turma, permitiria que cada um pudesse expor a(s) sua(s) ideia(s) ou propostas. a ideia/proposta poderia granjear mais apoio e ser-lhe-ia dada mais importância.
  3. O objetivo desta medida é incentivar o espírito crítico e o debate democrático. Consideramos, necessário a existência de momentos em que os alunos e o respetivo diretor de turma reúnam, numa espécie de assembleia de turma para refletir e debater em conjunto, de forma democrática, os aspetos a melhorar quer no funcionamento e desempenho nas diferentes disciplinas quer no seio da turma.