PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Inês de Castro


Exposição de motivos
A reformulação da carga horária no ensino secundário, procuraria obter um maior equilíbrio no horário letivo entre os três anos, separando disciplinas (quando possível), como por exemplo Biologia/Geologia e definindo o início dos tempos letivos apenas a partir das 9 horas, podendo as escolas desenvolver atividades para os alunos que vêm mais cedo. As crianças e os adolescentes necessitam de mais horas de sono do que os adultos e o descanso é fundamental para a aprendizagem e rendimento escolar.

A revisão das disciplinas e do método de ensino, contabilizando uma componente não formal, constituiria o início da transição para o método de projeto, mais prático e inclusão da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento no secundário, como disciplina autónoma, com a abordagem de assuntos de preparação para a vida adulta, como a educação financeira, por exemplo. A prática de uma atividade fora das aulas, como uma arte, desporto, música, clube, algo relacionado com ciência ou outras áreas do saber, é essencial para a saúde mental dos alunos e acaba por ser mais enriquecedora, memorável e trazer outras capacidades que os alunos também precisam e que, atualmente, o mercado de trabalho considera já mais importantes do que as notas tradicionais.

A criação de um espaço de gestão emocional, num ambiente confortável e acolhedor, permita que todos se sintam seguros para expressar as suas ideias, questões, opiniões, identidades,... com a presença de um ou mais psicólogos, contribuía para um clima de aprendizagem positiva e integrativa e para melhorar a saúde mental dos jovens, o que teria efeitos na diminuição da indisciplina e do bullying.


Medidas Propostas
  1. Reformulação da carga horária no ensino secundário.
  2. Revisão das disciplinas e métodos de ensino.
  3. Criação de um espaço de gestão emocional.