PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Augusto Gomes, Matosinhos


Exposição de motivos
1 - Criar uma rede de escolas-âncora à qual as escolas terão oportunidade de se candidatar para implementarem métodos e práticas pedagógicas inovadoras, estabelecerem parcerias com a comunidade em que se inserem e promoverem o desenvolvimento de "soft skills" dos alunos. Progressivamente, este projeto será alargado a nível nacional: - numa primeira fase, as escolas mais afetadas pelo abandono e insucesso escolar serão priorizadas e incentivadas a integrar a rede; - numa segunda fase, as escolas envolvidas na rede devem atuar como centros de referência, estando disponíveis para reunir e receber instituições que não pertençam ao projeto, mas que pretendam conhecer e replicar estas práticas, e disponibilizando formação aos docentes. Este projeto promove a inovação, ao contrário da estagnação do ensino que se observava antes do 25 de abril, pois as escolas têm a missão de renovar os seus métodos pedagógicos e de intervir de forma inovadora e edificante na vida escolar dos alunos. 2 - Criação de um gabinete intercultural, visando a integração de alunos estrangeiros e a promoção da interculturalidade dentro e fora do contexto escolar. Em resposta ao aumento de alunos estrangeiros na escola pretendemos criar uma plataforma digital de apoio à integração. No âmbito desse gabinete pretende-se incentivar a comunicação aberta, partilha de experiências culturais e pessoais em prol de comunidades mais conscientes e recetivas. Na tentativa de diminuir a dificuldade de integração de alunos estrangeiros na escola, o objetivo é promover uma escola mais plural e participativa. 3 - Adotar um modelo curricular com disciplinas obrigatórias e/ou opcionais que sejam transversais aos vários cursos. Pretende-se com este modelo dar oportunidade aos alunos de escolherem as disciplinas para as quais têm mais aptidão. Os cursos existentes, para além do currículo (disciplinas específicas), devem oferecer oportunidade para os alunos aprofundarem conhecimentos em outras áreas.
No modelo de ensino atual, o aluno é um agente passivo na construção do seu futuro académico. A oferta limitada de disciplinas em cada curso não permite uma aprendizagem rica e diversificada que abranja áreas completamente diferentes, como por exemplo, poder frequentar disciplinas de ciências e de humanidades em simultâneo. Esta medida permite o acesso a uma aprendizagem mais completa e a aquisição de conhecimentos diferenciados que respeitam os interesses de cada aluno. Permite, ainda, que o aluno tenha acesso a um leque maior de saídas profissionais e de escolhas no acesso ao ensino superior. O resultado esperado será a diminuição da taxa de abandono escolar, uma vez que os alunos acabarão por se sentir identificados com a sua educação, e a promoção da transversalidade do conhecimento. Esta mudança enquadra-se nos valores do 25 de abril, pois combate a formatação em massa dos alunos, encoraja a emancipação e espírito crítico dos discentes, permite a participação mais ativa dos jovens na sua educação.


Medidas Propostas
  1. Criação de uma rede de escolas-âncora.
  2. Gabinete Intercultural Escolar.
  3. Flexibilização do programa curricular no ensino secundário.