PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Agrupamento de Escolas de Águas Santas, Maia
Exposição de motivos
A barreira linguística pode ser um obstáculo que dificulta a socialização, integração e aprendizagem dos alunos estrangeiros. Com a adoção desta proposta, estes sentir-se-iam mais confiantes na entrada num ambiente totalmente novo e teriam mais facilidade a nível da comunicação com os colegas (e não só), evitando a exclusão.Ao ter por perto pessoas com a mesma língua materna a auxiliar os alunos estrangeiros na sua chegada à escola, iria contribuir para uma maior facilidade na comunicação das suas necessidades, preocupações, etc; para uma maior rapidez na aprendizagem da língua portuguesa (por ser possível haver uma ponte entre a sua língua materna e não-materna) e, consequentemente, para uma melhor sensação de inclusão no ambiente escolar.
A integração plena na escola visa garantir que todos os alunos tenham oportunidades plenas e justas independemente das suas características pessoais. Deste modo, qualquer aluno tem direito a escolher onde e com quem passa o seu recreio, o que lancha, a fruta que almoça, as atividades extra curriculares em que quer participar, entre outras. O aluno com deficiência tem o mesmo direito. Necessita de estar com os seus pares, num contexto normativo onde, tal como a todos os alunos, é dada a oportunidade de desenvolver as suas competências, embora implique muitas vezes o apoio de terceiros ou tecnologia para que possa fazer as suas escolhas de forma efetiva.
Medidas Propostas
- Implementar um mês de aulas intensivas de português para alunos estrangeiros, ainda antes da sua integração no ano escolar correspondente, facilitando assim a adaptação aos membros do meio escolar (alunos, professores...) e às disciplinas lecionadas na língua não-materna.
- Implementar um projeto de mentoria dada por alunos estrangeiros que já se encontram inseridos no sistema de ensino português a outros alunos estrangeiros, de forma a auxiliar o seu processo de integração e comunicação.
- Autodeterminação de todos os alunos com algum tipo de deficiência, no seu direito a fazer as suas próprias escolhas individuais, impulsionando a sua integração e autonomia, sendo para isso necessário o reforço dos recursos humanos e tecnológicos.