PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de D. António Taipa, Freamunde, Paços de Ferreira


Exposição de motivos
Tão importante quanto a resolução de um problema é a sua prevenção. Assim sendo, apresentamos como primeira medida a capacitação de docentes e auxiliares em temas de diversidade para que possam incutir aos jovens desde tenra idade valores como o respeito, a solidariedade, a compaixão e a tolerância. A escola nomeadamente, os professores têm um papel fundamental na educação e formação dos alunos. Deste modo, acreditamos que seja de extrema importância que na escola sejam debatidos os mais variados temas como os direitos humanos, a sustentabilidade, a saúde, entre outros.
É senso comum que a opinião dos jovens é muitas vezes desvalorizada. Torna-se, portanto, necessário reverter este fenómeno. Deste modo, torna-se essencial o fomento de uma estreita relação entre os estabelecimentos de ensino e os órgãos de poder local para que possa haver uma maior integração entre o ensino/ jovens e a comunidade. Assim sendo, poderiam ser levados a cabo projetos que promovessem o multiculturalismo, o combate ao abandono, a educação ambiental, entre outros.
A criação do Dia da inclusão tem como objetivo a partilha dos vários aspetos culturais das diferentes culturas presentes na nossa escola, ou seja, criar um ambiente de inclusão, para que os alunos estrangeiros se sintam integrados, seja na turma, seja na escola. Poderão partilhar diferentes aspetos da sua cultura e conhecer melhor a nossa.


Medidas Propostas
  1. Capacitar os docentes e auxiliares em temas sobre a diversidade.
  2. Fomentar uma comunicação estreita entre os estabelecimentos de ensino e os órgãos de decisão locais.
  3. Criar a semana da inclusão (Dia de partilha das diferentes culturas presentes na escola).