PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Profissional de Artes, Tecnologias e Desporto (EPAD)


Exposição de motivos
1 - Muitos jovens não têm capacidade monetária para suportar os custos das Propinas, quando decidem ingressar no ensino superior, caso as propinas fossem gratuitas poderiam, muitos mais jovens, equacionar a ida para as faculdades, prosseguindo os seus estudos, sem a limitação do custo que estas acarretam para muitas famílias. Independentemente do apoio das bolsas de estudo, nem sempre estas são imediatas e não conseguem suprimir os custos dos estudantes.
2- O ensino profissional permite que os jovens realizem os exames nacionais, bem como os específicos que dão entrada nas faculdades pela via profissionalizante, contudo as vagas são muito poucas, inclusive no ano letivo anterior, só houve uma vaga a ser preenchida. O ideal seria não limitar ou restringir a candidatura de mais jovens através desta via, para que estes possam aceder a uma licenciatura, tendo as mesmas oportunidades.
3- Tendo em consideração a falta de professores todos os anos letivos, seria necessário tornar a profissão mais atrativa, com aumento dos seus salários e com outras condições, assim, os jovens poderiam interessar-se mais pela profissão e seguir a área do ensino.


Medidas Propostas
  1. Tornar o ensino superior gratuito, porque muitos jovens não têm capacidade monetária para suportar os custos das Propinas, apesar de terem motivação e gosto para prosseguir os seus estudos.
  2. Abertura de mais vagas pela via profissionalizante, considerando o ensino profissional, seria importante não restringir a candidatura de mais jovens através desta via, para que estes possam aceder a uma licenciatura, tendo as mesmas oportunidades.
  3. Tornar a profissão de Professor mais atrativa, com aumento dos seus salários, repensando sobre o concurso dos docentes, bem como na colocação dos mesmos todos os anos letivos.