PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Diogo de Macedo, Olival, Vila Nova de Gaia


Exposição de motivos
Os deputados consideram que há uma dificuldade muito grande por parte dos jovens em expor alguns problemas/ideias perante os outros, com receio de serem julgados e apontados. A existência de mecanismos de anonimato poderá facilitar a partilha de situações que possam ser sentidas por todos. Além disso, uma maior participação dos alunos dá voz a toda uma comunidade.
Por outro lado, escolas mais pequenas, mais afastadas dos centros de decisão, têm dificuldades em fazer ouvir a sua voz e as suas preocupações perante os órgãos de soberania regionais (mais próximos fisicamente).
As aprendizagens nas escolas não devem limitar-se aos simples conteúdos programáticos das diferentes disciplinas, mas antes revestir-se de um caráter mais interdisciplinar, lúdico e atrativo para os alunos, abordando temas atuais e que os preparem para o futuro, enquanto cidadãos participativos e de pleno direito democrático.
Atividades como jogos, palestras, sessões de sensibilização, projetos articulados com a comunidade podem ser desenvolvidos com todos e para todos, preparando cidadãos mais preocupados e mais interventivos.


Medidas Propostas
  1. Criação de um livro de sugestões, acessível a todos e anónimo, para exposição de problemas e ideias, que permitam a participação de todos sem constrangimentos e a melhoria do ambiente escolar. Estes problemas e ideias seriam partilhados por um representante da escola, com assento na assembleia municipal ou noutro órgão autárquico direcionado para a juventude e educação.
  2. Criação de atividades pedagógicas e lúdicas para incentivar e consciencializar a prática democrática na escola. Jogos, palestras e ações de sensibilização produzidos pelos alunos mais velhos e direcionados para os alunos mais novos, no sentido de os integrar e sensibilizar para uma maior participação democrática.
  3. Criação de palestras e formações de caráter cívico com o intuito de melhor preparar os alunos para o futuro, enquanto cidadãos participativos e de pleno direito democrático.