PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio Internato Claret


Exposição de motivos
A) Obrigatoriedade de “percurso pessoal” em todas as escolas: O percurso pessoal consiste na troca de uma ou mais disciplinas de um curso por disciplinas de outras áreas. Esta proposta é colocada em prática em diversas escolas (públicas e privadas), pelo que sugerimos que todas as escolas disponibilizem esta opção aos seus alunos. Deste modo, os alunos têm um maior controlo sobre o seu currículo, algo que afeta o seu futuro.
B) Alteração do modelo de avaliação externa no ensino secundário: A partir deste ano letivo será obrigatória a realização de 3 exames nacionais para a conclusão do ensino secundário, e com peso na nota interna de cada aluno. Assim, propomos a substituição dos exames por 3 provas de aferição obrigatórias (sendo pelo menos uma delas de uma das disciplinas trienais). Para os alunos que pretendem ingressar no ensino superior, estas provas servirão de provas de ingresso. Esta alteração possibilita uma avaliação mais humana dos alunos, pelo que o momento dos exames não terá um peso tão grande e não definirá os alunos e as suas capacidades. Assim, o sistema de avaliação será mais plural e equitativo.
C) Reforço de educação política e literacia financeira: Estes tópicos constam das aprendizagens essenciais da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, pelo que pretendemos reforçar a sua importância e garantir que todos os alunos do ensino secundário são formados nestes temas. Os tópicos devem ser abordados de forma imparcial e obedecendo a um currículo definido pelo Ministério da Educação. Uma vez que estes tópicos são essenciais na vida de um jovem adulto, consideramos essencial que todos os jovens, à saída do ensino secundário, estejam elucidados sobre os mesmos. Com a maioridade vêm as responsabilidades de gestão financeira e de voto/participação democrática ativa. A disciplina de Cidadania e Desenvolvimento será, então, responsável por formar cidadãos responsáveis, financeira e politicamente, o que assegurará o prevalecimento da democracia nas escolas e sociedade portuguesas.


Medidas Propostas
  1. Obrigatoriedade de “percurso pessoal” em todas as escolas: O percurso pessoal consiste na troca de uma ou mais disciplinas de um curso por disciplinas de outras áreas. Esta proposta é colocada em prática em diversas escolas (públicas e privadas), pelo que sugerimos que todas as escolas disponibilizem esta opção aos seus alunos. Deste modo, os alunos têm um maior controlo sobre o seu currículo, algo que afeta o seu futuro.
  2. Alteração do modelo de avaliação externa no ensino secundário: A partir deste ano letivo será obrigatória a realização de 3 exames nacionais para a conclusão do ensino secundário, e com peso na nota interna de cada aluno. Assim, propomos a substituição dos exames por 3 provas de aferição obrigatórias (sendo pelo menos uma delas de uma das disciplinas trienais). Para os alunos que pretendem ingressar no ensino superior, estas provas servirão de provas de ingresso.
  3. Reforço de educação política e literacia financeira: Estes tópicos constam das aprendizagens essenciais da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, pelo que pretendemos reforçar a sua importância e garantir que todos os alunos do ensino secundário são formados nestes temas. Os tópicos devem ser abordados de forma imparcial e obedecendo a um currículo definido pelo Ministério da Educação.