PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Valongo


Exposição de motivos
A construção de uma escola plural e participativa impõe a necessidade de formar cidadãos críticos e conscientes num mundo cada vez mais díspar. O tema “Viver abril na educação: caminhos para uma Escola Plural e Participativa” incide sobre a necessidade de transformação do ambiente escolar num espaço inclusivo onde a diversidade de ideias, culturas, experiências e aparências não é apenas reconhecida, mas também celebrada. Encontrar caminhos para uma escola mais plural e participativa é uma prioridade nacional que exige que sejam tomadas decisões para
que estes pilares cresçam nas nossas comunidades escolares. Consequentemente, com uma visão inovadora e original, é essencial a implementação de estratégias que promovam a pluralidade e incentivem a participação eficiente de todos os estudantes, com vista a desenvolver uma comunidade escolar que respeite e valorize a individualidade de cada aluno, promova o diálogo construtivo e não ofensivo e prepare os alunos para uma colaboração em contexto global. Por isso, propomos uma perspetiva revolucionária e única para tornar o que os portugueses conseguiram a 25 de abril de 1974 mais presente na vida de todos os alunos.
Deste modo, a nossa Escola propõe três medidas que pretendem que todos se sintam incluídos e sejam respeitados nas suas diferenças.
Para operacionalizar a integração de novos alunos na comunidade escolar (medida 1) A Associação de Estudantes (AE) de cada escola deverá auxiliá-los a conhecer o espaço escolar e a sua dinâmica. Esse trabalho/esforço pode ser feito através de palestras e acompanhamento no início do seu percurso escolar. A comunidade escolar pode beneficiar da realização de reuniões mensais com integrantes de um clube que se destine a propor a resolução de qualquer tipo de problema, como, por exemplo, alertar para a necessidade de um investimento por parte da autarquia na construção de estruturas (rampas, elevadores, pisos táteis) para melhorar a acessibilidade e unindo o ambiente escolar através da comunicação direta (Medida 2). Finalmente, a criação de um website com o objetivo de melhorar a comunicação entre os alunos e entre os alunos e professores. Trata-se de uma medida que se enquadra neste tema, dado que, ao integrar a tecnologia na educação, ampliamos horizontes educacionais, fomentando a diversidade de perspetivas e capacitando os alunos para serem participantes ativos na construção de uma sociedade mais inclusiva e informada, sendo, também, mais fácil a partilha de informações com o mundo (medida 3).


Medidas Propostas
  1. Promover a integração de alunos novos/pertencentes a minorias no âmbito escolar, construindo uma comunidade escolar inclusiva.
  2. Reunião mensal de um clube/assembleia de alunos (incluindo pessoal docente e não docente) direcionado para o debate de problemas/necessidades do espaço escolar.
  3. Criação de um website, onde os alunos possam partilhar as suas ideias, através de um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS), incentivando a inclusão e a liberdade de expressão. Esta medida exige a melhoria do kit tecnológico (computador e internet de banda larga) para desenvolver e fazer a manutenção do website.