PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Ermesinde, Valongo


Exposição de motivos
Criação de grupos de trabalho e debate nas escolas, responsáveis por abordarem os temas da atualidade que afetem a vida corrente dos cidadãos, de modo a servirem como órgão nacional de consulta. Estes grupos, constituídos por alunos que se apresentem voluntariamente, funcionaram por sessões que contaram com a participação de versados no assunto, que irão apresentar devidamente as situações em causa aos discentes, para então estes, de seguida comporem trabalhos-relatórios, individuais, de modo a permitir o pensamento individual de cada aluno, ou em conjunto, em caso de visão unânime face à situação apresentada, donde irão expor a sua interpretação da situação e a solução mais correta a ser aplicada. O conjunto destes grupos de trabalho poderão, eventualmente, constituir um órgão de consulta nacional formados pelos jovens participantes, donde estes relatórios poderão ser votados e, posteriormente, tomados em consideração aquando da apresentação de alguma lei relacionada ao tema, na redação de novas leis face ao assunto em questão ou que poderão ser expostos por órgãos de poder, havendo a possibilidade destes serem apresentados diretamente pelos autores às entidades competentes como meio de consulta.
Realizar, com o auxílio de audiências populares, contando com jovens (nas escolas), encarregados de educação e professores, a elaboração de um plano de reforma completa do ensino nacional. Nesta, constarão abordagens a diversos temas controversos e que afetam a vida académica dos jovens e dos professores em/de qualquer ano de escolaridade, bem como a opinião dos versados, discentes, docentes e encarregados de educação face às mesmas, incluindo, também, opiniões e sugestões adicionais quanto a inserções no currículo dos alunos e da própria matriz do ensino. Após a seleção de informações, estas serão compiladas e verificados quais são os consensos mais unânimes quanto às mesmas, passando estes a fazer parte do plano magno que, posteriormente, será adaptado à capacidade do estado e, de seguida, votado. É, no entanto, sugerida a sondagem da população quanto à ideia de reformular todo o ensino nacional por meio de um referendo, de modo a verificar se essa é realmente (ou não) a vontade do povo. Esta medida, de todas a mais abrangente, busca satisfazer as 3 frentes da luta pela educação, bem como tentar resolver a questão dos baixos resultados escolares, a escassez de professores, a fraca qualidade do ensino nacional, etc.
Organizar sessões, atividades, trabalhos e palestras, através da criação, desenvolvimento e divulgação de material especializado, destinados a alunos (e possivelmente todos os imigrantes) de origem estrangeira, donde estes são expostos à história, cultura e língua nacional, de modo a estarem familiarizados com o passado histórico de Portugal, com a sua cultura e valores e património linguístico, facilitando a identificação destes com a Pátria e permitindo que abracem a Terra Lusa como um novo lar com uma maior afabilidade. Este material...


Medidas Propostas
  1. Democratizar - Fomentar junto dos jovens o espírito de reforma democrática de modo a motivar um regime de viés popular e participativo.
  2. Reorganizar - Promover a reestruturação dos meios de ensino, facilitando o envolvimento de alunos e professores no mesmo.
  3. Integrar - Facilitar a integração de discentes estrangeiros através da promoção da língua e cultura nacional, desenvolvendo o apreço destes pela mesma.