PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Colégio de Amorim
Exposição de motivos
O tema despertou o interesse de grande parte dos alunos, sobretudo pelo interesse em definir um conjunto de medidas que alterem o acesso ao ensino superior, algo que conduziu a interessantes discussões. Destaque, também, para a importância de colocarmos os alunos a problematizar alguns temas que os obrigaram a pensar na educação como um todo e não, apenas, na perspectiva de discentes. Interessante a forma como muitos dos contributos vieram de conversas que os alunos mantiveram com os seus pais e avós, percebendo muitas das alterações que se desenharam na educação ao longo dos últimos 50 anos, servindo de ponto de partida para a educação que desejam no futuro.
Medidas Propostas
- Valorização não apenas o saber académico mas outras competências salientadas no PASEO. Para isso, os alunos devem apresentar o seu currículo contemplando o desenvolvimento de outros saberes, como acontece com as atividades extracurriculares, desde as desportivas, o voluntariado, os atos de solidariedade e as competências adquiridas no mundo do trabalho, por ser proativa e que aposta no futuro pelo desenvolvimento de outras competências e capacidades que nem sempre são passíveis de avaliação.
- Antecipar a idade de reforma dos professores. Professores mais velhos e, não só, sofrem “burn out”, algo que é associado a uma profissão extremamente desgastante.
- Instituição escolar de apoio à integração do aluno imigrante. Objetivo de ajudar e acompanhar a integração de um aluno recentemente colocado no Ensino Português (até Secundário); Apoio em áreas cruciais à integração e crescimento do aluno, tais como a cultura, a língua e a vida estudantil (hábitos de estudo e comportamentos a ter na escola); facultativo e fora do tempo de aulas (durante a semana).