PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas, Porto


Exposição de motivos
A Escola Pública, instituição democrática contribuiu para o crescimento e responsabilização dos jovens. Nesse sentido, é premente a existência de uma área transdisciplinar onde os assuntos da atualidade politica, que afetam a nossa sociedade e consequentemente o futuro dos jovens, sejam discutidos de uma forma livre e formativa, uma vez que este é um espaço, por excelência, de cidadania ativa.
Relativamente à Inclusão, muito caminho foi feito até aos dias de hoje, mas alguns grupos de pessoas continuam sem apoio individualizado dentro ou fora de sala de aula, nomeadamente crianças com necessidades educativas especiais e imigrantes. Nesse sentido urge criar medidas e condições próprias de acordo com as especificidades destes grupos.


Medidas Propostas
  1. Criação de uma área disciplinar opcional, a partir do 10º ano, que permita o desenvolvimento nos jovens de capacidades para participar de forma ativa, responsável e democrática na vida da escola onde estão inseridos, bem como nas suas comunidades e sociedade em geral.
  2. De forma a facilitar a inclusão de alunos imigrantes, deve ser promovido um apoio efetivo e eficaz, durante o primeiro ano na escola portuguesa, exclusivamente ao nivel do Português Lingua Não Materna.
  3. Adjudicar um maior número de recursos especializados a alunos de necessidades educativas especiais.