PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Profissional Profitecla (Sede)


Exposição de motivos
Nós, como deputados do parlamento de jovens, decidimos desenvolver três tópicos, sendo estes: a saúde mental, o (sistema de) ensino português e a inclusão.

Na saúde mental, iremos desenvolver e propor o reforço de psicólogos nas escolas, abordar a carga horária para os jovens e palestras sobre como os ambientes (escolares e afins) afetam ou não a saúde mental. Este tópico considera-se importante uma vez que a saúde mental não é verdadeiramente valorizada em Portugal.

No sistema de ensino português, falamos em colocar em prática as aulas de educação sexual e financeira e aulas de preparação parra os exames nacionais. Ainda no âmbito dos exames nacionais, fazer uma revisão à questão da nota final quando o exame é realizado em segunda fase.

E, por fim, no tópico da inclusão, consideramos pertinente a existência de atividades como Boccia para jovens com mobilidade reduzida, tal como proporcionando-lhes atividades interescolares. Abordando as condições escolares, não esqueçamos de referir rampas, elevadores, casas de banho adaptadas e, mesmo em sala de aula, a existência de livros e indicações em braile nas escolas para alunos invisuais.

O sistema de ensino português e até mesmo a inclusão são, por vezes, temas que não obtêm o devido reconhecimento e importância, o que nos faz encará-los com maior necessidade de fazer um reforço relativamente ao quão prioritários estes temas são!


Medidas Propostas
  1. Saúde Mental.
  2. Ensino.
  3. Inclusão.