PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Artística Soares dos Reis, Porto


Exposição de motivos
A educação deve visar a plena expansão da personalidade humana o reforço dos direitos humanos e das liberdades fundamentais assente na compreensão, na tolerância e a amizade entre todas as nações e todos os grupos raciais ou religiosos, bem como o desenvolvimento da Declaração universal dos direitos humanos de 1948 para a manutenção da paz.A inclusão de alunos no ambiente escolar é de extrema importância, contudo a sua inclusão no mundo exterior é também essencial e por isso todos deveriam ter uma base de formação em política uma vez que isso os integra na sociedade, desperta o interesse na política, promove o espírito crítico, incentiva ao voto, e os deixa mais capacitados para decidirem seu futuro de um modo autónomo.As pessoas são diferentes umas das outras, mas o ensino geralmente é monolítico, ignorando quaisquer diferenças que possam existir. As pessoas aprendem de maneira diferente, e isso é valorizado aqui, em vez de ser estigmatizado ou simplesmente taxado de “falta de atenção”. Também é um facto que muitos alunos não têm acesso a um diagnóstico que precisam, então esta medida seria implementada independentemente disso, e outros, mesmo diagnosticados, têm uma série de adaptações que lhes são negadas. Neste sentido esta medida facilitaria o acesso a valores e estruturação das atitudes mentais importantes na formação dos alunos.
A educação deve visar a plena expansão da personalidade humana o reforço dos direitos humanos e das liberdades fundamentais assente na compreensão, na tolerância e a amizade entre todas as nações e todos os grupos raciais ou religiosos, bem como o desenvolvimento da Declaração universal dos direitos humanos de 1948 para a manutenção da paz.A inclusão de alunos no ambiente escolar é de extrema importância, contudo a sua inclusão no mundo exterior é também essencial e por isso todos deveriam ter uma base de formação em política uma vez que isso os integra na sociedade, desperta o interesse na política, promove o espírito crítico, incentiva ao voto, e os deixa mais capacitados para decidirem seu futuro de um modo autónomo. As pessoas são diferentes umas das outras, mas o ensino geralmente é monolítico, ignorando quaisquer diferenças que possam existir. As pessoas aprendem de maneira diferente, e isso é valorizado aqui, em vez de ser estigmatizado ou simplesmente taxado de “falta de atenção”. Também é um facto que muitos alunos não têm acesso a um diagnóstico que precisam, então esta medida seria implementada independentemente disso, e outros, mesmo diagnosticados, têm uma série de adaptações que lhes são negadas. Neste sentido esta medida facilitaria o acesso a valores e estruturação das atitudes mentais importantes na formação dos alunos


Medidas Propostas
  1. Criação do Dia Nacional da Celebração de Culturas onde se celebre, nomeadamente nas escolas, as diferentes culturas dos seus alunos, tanto portuguesa como estrangeiras, com o objetivo de ensinar alunos portugueses sobre as culturas dos seus colegas estrangeiros e vice-versa dar a conhecer aos alunos estrangeiros elementos da cultura portuguesa.
  2. Inclusão de aulas sobre o atual estado político do país, estes conteúdos seriam lecionados nas disciplinas de História A, História da Cultura e das Artes e/ou Filosofia, com o fim de despertar o interesse e promover o conhecimento da política Portuguesa nos alunos incentivando a sua participação ativa na sociedade.
  3. Criar formação para professores e assistentes operacionais sobre alunos neuro divergentes com o fim de respeitar as suas necessidades e diferenças e adaptar o tipo de ensino caso necessário, independentemente se o aluno tiver um diagnóstico formal ou não.