PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Artística Soares dos Reis, Porto
Exposição de motivos
A educação deve visar a plena expansão da personalidade humana o reforço dos direitos humanos e das liberdades fundamentais assente na compreensão, na tolerância e a amizade entre todas as nações e todos os grupos raciais ou religiosos, bem como o desenvolvimento da Declaração universal dos direitos humanos de 1948 para a manutenção da paz.A inclusão de alunos no ambiente escolar é de extrema importância, contudo a sua inclusão no mundo exterior é também essencial e por isso todos deveriam ter uma base de formação em política uma vez que isso os integra na sociedade, desperta o interesse na política, promove o espírito crítico, incentiva ao voto, e os deixa mais capacitados para decidirem seu futuro de um modo autónomo.As pessoas são diferentes umas das outras, mas o ensino geralmente é monolítico, ignorando quaisquer diferenças que possam existir. As pessoas aprendem de maneira diferente, e isso é valorizado aqui, em vez de ser estigmatizado ou simplesmente taxado de “falta de atenção”. Também é um facto que muitos alunos não têm acesso a um diagnóstico que precisam, então esta medida seria implementada independentemente disso, e outros, mesmo diagnosticados, têm uma série de adaptações que lhes são negadas. Neste sentido esta medida facilitaria o acesso a valores e estruturação das atitudes mentais importantes na formação dos alunos.A educação deve visar a plena expansão da personalidade humana o reforço dos direitos humanos e das liberdades fundamentais assente na compreensão, na tolerância e a amizade entre todas as nações e todos os grupos raciais ou religiosos, bem como o desenvolvimento da Declaração universal dos direitos humanos de 1948 para a manutenção da paz.A inclusão de alunos no ambiente escolar é de extrema importância, contudo a sua inclusão no mundo exterior é também essencial e por isso todos deveriam ter uma base de formação em política uma vez que isso os integra na sociedade, desperta o interesse na política, promove o espírito crítico, incentiva ao voto, e os deixa mais capacitados para decidirem seu futuro de um modo autónomo. As pessoas são diferentes umas das outras, mas o ensino geralmente é monolítico, ignorando quaisquer diferenças que possam existir. As pessoas aprendem de maneira diferente, e isso é valorizado aqui, em vez de ser estigmatizado ou simplesmente taxado de “falta de atenção”. Também é um facto que muitos alunos não têm acesso a um diagnóstico que precisam, então esta medida seria implementada independentemente disso, e outros, mesmo diagnosticados, têm uma série de adaptações que lhes são negadas. Neste sentido esta medida facilitaria o acesso a valores e estruturação das atitudes mentais importantes na formação dos alunos
Medidas Propostas
- Criação do Dia Nacional da Celebração de Culturas onde se celebre, nomeadamente nas escolas, as diferentes culturas dos seus alunos, tanto portuguesa como estrangeiras, com o objetivo de ensinar alunos portugueses sobre as culturas dos seus colegas estrangeiros e vice-versa dar a conhecer aos alunos estrangeiros elementos da cultura portuguesa.
- Inclusão de aulas sobre o atual estado político do país, estes conteúdos seriam lecionados nas disciplinas de História A, História da Cultura e das Artes e/ou Filosofia, com o fim de despertar o interesse e promover o conhecimento da política Portuguesa nos alunos incentivando a sua participação ativa na sociedade.
- Criar formação para professores e assistentes operacionais sobre alunos neuro divergentes com o fim de respeitar as suas necessidades e diferenças e adaptar o tipo de ensino caso necessário, independentemente se o aluno tiver um diagnóstico formal ou não.