PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Secundária de Aurélia de Sousa, Porto
Exposição de motivos
A nossa lista pretende contribuir para este debate partilhando um plano de ação assente em 3 medidas: duas delas especificamente desenhadas para enriquecer a formação dos jovens e uma última direcionada para os professores . Na nossa primeira medida, defendemos a implementação da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento como disciplina obrigatória no 12.º ano como forma de garantir uma formação mais completa e relevante para os estudantes, preparando-os de forma abrangente para os desafios e responsabilidades do mundo adulto. Ao focar em temas práticos e atuais, como literacia financeira, educação sexual, temas político-eleitorais e exploração do mercado de trabalho, mas também porque o faz com pedagogias mais dinâmicas e que promovem a autonomia dos alunos, a disciplina contribui para a formação de cidadãos informados, conscientes e preparados para uma participaçãoativa na sociedade. A nossa segunda medida visa a inclusão da Língua Gestual Portuguesa como opção de Língua Estrangeira ll no currículo do 3º ciclo de ensino. Acreditamos que esta é uma medida que promove a inclusão, valoriza a diversidade cultural e linguística, e prepara os estudantes para um mundo mais aberto e consciente. Além disso,reforça o compromisso com uma educação que respeita e atende às necessidades de todos os alunos, independentemente das suas capacidades auditivas.Por último, entendemos que o reconhecimento e a valorização do trabalho dos professores é crucial para atrair os jovens mais bem preparados para esta profissão e para aumentar os níveis de motivação dos atuais professores. No contexto educacional, o desempenho de professores e alunos está diretamente relacionado, uma vez que docentes motivados influenciam positivamente os alunos, levando-os a adotar uma atitude positiva em relação à escola e ao conhecimento e criando, assim, um ambiente educacional que os prepara para serem cidadãos ativos. Consideramos importante melhorar as condições de trabalho, pondo o foco da ação dos professores no trabalho com alunos e impondo um limite ao número de alunos que cada professor pode ter – parece-nos que, no ensino básico e secundário, 100 alunos por professor é um rácio que permite ao professor proporcionar um suporte mais singular e eficaz a cada aluno. Consideramos também que para tornar esta profissão mais apelativa os salários devem ser mais elevados.
Com a presente proposta submete-se à Assembleia da Sessão Regional do Parlamento dos Jovens as três medidas aprovadas na Sessão Escolar.
Medidas Propostas
- Implementação da Disciplina de Cidadania e Desenvolvimento como Disciplina obrigatória no 12.º ano.
- Inclusão da Língua Gestual Portuguesa como Opção de Língua Estrangeira ll, no Currículo do 3º Ciclo de Ensino Básico.
- Valorização social da profissão de professor, melhorando as condições de trabalho e aumentando os salários, para a tornar uma carreira apelativa quer para os mais jovens, quer para os atuais professores.