PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Aurélia de Sousa, Porto


Exposição de motivos
A nossa lista pretende contribuir para este debate partilhando um plano de ação assente em 3 medidas: duas delas especificamente desenhadas para enriquecer a formação dos jovens e uma última direcionada para os professores . Na nossa primeira medida, defendemos a implementação da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento como disciplina obrigatória no 12.º ano como forma de garantir uma formação mais completa e relevante para os estudantes, preparando-os de forma abrangente para os desafios e responsabilidades do mundo adulto. Ao focar em temas práticos e atuais, como literacia financeira, educação sexual, temas político-eleitorais e exploração do mercado de trabalho, mas também porque o faz com pedagogias mais dinâmicas e que promovem a autonomia dos alunos, a disciplina contribui para a formação de cidadãos informados, conscientes e preparados para uma participaçãoativa na sociedade. A nossa segunda medida visa a inclusão da Língua Gestual Portuguesa como opção de Língua Estrangeira ll no currículo do 3º ciclo de ensino. Acreditamos que esta é uma medida que promove a inclusão, valoriza a diversidade cultural e linguística, e prepara os estudantes para um mundo mais aberto e consciente. Além disso,reforça o compromisso com uma educação que respeita e atende às necessidades de todos os alunos, independentemente das suas capacidades auditivas.
Por último, entendemos que o reconhecimento e a valorização do trabalho dos professores é crucial para atrair os jovens mais bem preparados para esta profissão e para aumentar os níveis de motivação dos atuais professores. No contexto educacional, o desempenho de professores e alunos está diretamente relacionado, uma vez que docentes motivados influenciam positivamente os alunos, levando-os a adotar uma atitude positiva em relação à escola e ao conhecimento e criando, assim, um ambiente educacional que os prepara para serem cidadãos ativos. Consideramos importante melhorar as condições de trabalho, pondo o foco da ação dos professores no trabalho com alunos e impondo um limite ao número de alunos que cada professor pode ter – parece-nos que, no ensino básico e secundário, 100 alunos por professor é um rácio que permite ao professor proporcionar um suporte mais singular e eficaz a cada aluno. Consideramos também que para tornar esta profissão mais apelativa os salários devem ser mais elevados.
Com a presente proposta submete-se à Assembleia da Sessão Regional do Parlamento dos Jovens as três medidas aprovadas na Sessão Escolar.


Medidas Propostas
  1. Implementação da Disciplina de Cidadania e Desenvolvimento como Disciplina obrigatória no 12.º ano.
  2. Inclusão da Língua Gestual Portuguesa como Opção de Língua Estrangeira ll, no Currículo do 3º Ciclo de Ensino Básico.
  3. Valorização social da profissão de professor, melhorando as condições de trabalho e aumentando os salários, para a tornar uma carreira apelativa quer para os mais jovens, quer para os atuais professores.