PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Fontes Pereira de Melo, Porto


Exposição de motivos
Exigir a liberdade de escolha das disciplinas a frequentar no ensino secundário procurando defender um ensino que permita uma aprendizagem personalizada e estruturante da identidade de cada aluno. A Escola deve ter como objetivo maior a defesa da identidade específica de cada aluno e não a normalização de um perfil único e estereotipado.
Incentivar a liberdade de expressão promovendo uma escola que protege a diversidade e defende a participação. Perante uma escola cada vez mais plural na dimensão cultural, importa não entender a inclusão como um mero deixar estar mas, isso sim, como um efetivo processo de integração.
Desenvolver projetos de investigação que permitam aos alunos que os realizam construirem um percurso único e diferenciado. Mais do que uma quantificação do desempenho, uma Escola participativa e plural deve privilegiar os percursos individuais que assentam na autonomia de cada aluno na construção da sua própria personalidade e no respeito pela sua individualidade.


Medidas Propostas
  1. ESCOLHA LIVRE E AUTÓNOMA DE DISCIPLINAS CURRICULARES A FREQUENTAR NO ENSINO SECUNDÁRIO - Criar uma lista de disciplinas que possam ser escolhidas pelos alunos de modo livre, coerente e articulado permitindo a construção de um currículo personalizado baseado na identidade de cada aluno e não na especificidade de cada curso. A livre seleção de disciplinas curriculares pressupõe um envolvimento mais profundo no processo de aprendizagem permitindo ao aluno assumir escolhas futuras mais conscientes.
  2. INCENTIVO À EXPRESSÃO INDIVIDUAL NUMA ESCOLA QUE SE PRETENDE PLURAL E PARTICIPATIVA - Desenvolver a expressão individual de cada aluno impedindo que a escola seja um espaço unidirecional. A construção de uma escola plural e participativa implica a partilha de experiências e interesses diversificados. O desenvolvimento da expressão individual permite proteger a diferença e desenvolver a crítica. Cada escola deve ter um espaço para a realização de debates que promovam a liberdade e a democracia.
  3. ENRIQUECIMENTO DO CURRÍCULO DOS ALUNOS ATRAVÉS DE PERCURSOS DE APRENDIZAGEM DIFERENCIADOS - Respeitar a diferença construindo percursos de aprendizagem individualizados. O processo individual do aluno deve ser repensado administrativamente no sentido de incluir certificados e registos que permitam aferir com rigor a qualidade do desempenho. Esta medida potencia o sucesso escolar no presente e orienta cada aluno nas suas escolhas futuras.