PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Filipa de Vilhena, Porto


Exposição de motivos
Exposição de motivos da medida 1 - Acreditamos que, visto que os alunos são um órgão fulcral na constituição da escola, devem participar ativamente e ter uma voz no seu órgão de gestão. Sendo a escola um modelo da vida política, deve espelhar a sociedade e o funcionamento desta, integrando os alunos e dando-lhes voz.
Exposição de motivos da Medida 2 - Criar uma sociedade consciente, que não se deixa cair em populismos e conhecedora, de modo a exercer os seus direitos políticos de forma crítica. Uma vez que esta geração não tem memória da revolução do 25 de abril de 1974, e do período antes da mesma, é essencial que os alunos tenham conhecimento da vida antes disso. A nossa proposta exige que seja mais do que um projeto trabalhado em regime de interdisciplinaridade, exige que seja outra disciplina desde o 3º ciclo de caráter obrigatório e a avaliação deve ser feita através de projetos e trabalhos.
Exposição de Motivos da Medida 3 - Esta medida propõe a promoção de uma educação que valoriza e ajuda a dissipar estereótipos negativos e preconceitos pessoais relativamente a diferentes grupos, garantindo a promoção de políticas e práticas para com as diferentes culturas e grupos étnicos presentes na sociedade portuguesa. A medida seria posta em prática através de debates menos repetitivos e apelativos, organizados entre os alunos ou até entre diferentes escolas, e ainda através da criação de uma semana da receção, que visa integrar todos os novos alunos.


Medidas Propostas
  1. Incluir os alunos na direção da escola.
  2. Criação de uma disciplina de introdução à política, de caráter obrigatório.
  3. Diversidade cultural: palestras de inclusão e sobre bullying, debates e semana da receção.